Início » Saullo Vianna propõe alívio financeiro ao preço do óleo diesel para embarcações de passageiros
Amazonas Destaque Política

Saullo Vianna propõe alívio financeiro ao preço do óleo diesel para embarcações de passageiros

O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) apresentou um projeto de lei que busca trazer alívio financeiro às embarcações de passageiros nacionais, atenuando o impacto do aumento do preço do óleo diesel. O PL nº 5220/2023 pretende alterar o artigo 1º da Lei nº 9.445 de 14 de março de 1997, que trata da concessão de ajuda econômica ao óleo diesel consumido por embarcações pesqueiras nacionais.

A proposta visa autorizar o Poder Executivo a conceder ajuda econômica ao preço do óleo diesel adquirido para o abastecimento de embarcações passageiros. Esta ajuda seria disciplinada atraves de decreto do executivo.

De acordo com Saullo Vianna, a iniciativa é uma resposta à crise enfrentada pelo transporte de passageiros por embarcações, agravada no Norte pela seca histórica. A mobilidade das pessoas foi significativamente reduzida, afetando fortemente o transporte de passageiros pelo modal hidroviário.

“O transporte de passageiros por embarcações desempenha um papel crucial nos estados como o Amazonas, Pará, Amapá e Acre. Garantir a acessibilidade a esse serviço é fundamental, especialmente em relação ao seu preço, uma vez que a maioria dos usuários pertence a grupos carentes e com recursos limitados”, explicou Vianna.

O projeto de lei enfatiza a necessidade de regulamentar melhor essa questão, garantindo que as embarcações nacionais que atendem as comunidades mais remotas e carentes continuem operando de forma sustentável.

O PL do parlamentar representa um esforço para minimizar os desafios enfrentados pelas embarcações de transporte de passageiros em meio à atual conjuntura econômica, buscando preservar um serviço vital para muitas comunidades ao redor do Brasil.

O projeto de lei foi apresentado nesta quinta-feira (26) e entrará discussão no Congresso Nacional. A proposta visa não apenas aliviar os custos operacionais das embarcações, mas também garantir que o transporte de passageiros continue a ser acessível a todos, independentemente de sua situação financeira.