Início » Linhas de ônibus serão reforçadas para o feriado de Finados
Destaque Manaus

Linhas de ônibus serão reforçadas para o feriado de Finados

A Prefeitura de Manaus determinou às empresas de transporte coletivo que reforcem, na quinta-feira, 2/11, as linhas de ônibus para atender os seis cemitérios da capital, no feriado de Dia de Finados, com atenção especial ao cemitério Nossa Senhora Aparecida (cemitério Tarumã), na zona Oeste. Os veículos irão operar com cartaz no para-brisa, informando por quais cemitérios transitam.

Na quinta-feira, três linhas extras irão atender a população que se desloca ao cemitério Tarumã: 500 – Novo Israel / Cemitério Tarumã; 560 – T4 / Cidade de Deus/ Nova Cidade/ Cemitério Tarumã; e, ainda, a linha 901 – T4-T5 / Avenida Coronel Teixeira/ Cemitério Tarumã/ Torquato Tapajós. As três linhas extras irão reforçar o atendimento em mais 22 veículos.

Ainda em relação ao cemitério Tarumã, as linhas 010, 211, 219, 213, 223 deverão operar com a frota de sábado, em virtude do grande deslocamento de usuários para o terminal de bairro, localizado no conjunto Augusto Montenegro, próximo ao cemitério Tarumã.

No cemitério Santa Helena, localizado no bairro São Raimundo, serão reforçadas as linhas 001 – Interbairros 1 / T2, 002 – Interbairros 2; 100 – São Raimundo / T1 / Praça da Saudade; 101 – São Raimundo/ T1 / Centro; 116- Compensa / T1-2 / Praça da Saudade; 119 – Compensa / T1 / Centro; 129 – Transportuária/ Centro / via Educandos / T2 / Cachoeirinha;110 – avenida Brasil/ T2/Centro; e, ainda, a linha 112 – Santo Antônio/Centro.

Quanto ao cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, serão reforçadas as linhas 004 – Circular / Sete de Setembro / T2 / Centro; 010 – Norte-Sul/ E2 / T2 /Cachoeirinha; 625 – Nova República/Educandos/ Centro; 704 – Betânia/Centro; 705 – Mauazinho/ T2/Centro; e a linha 711 – Mauazinho/Panair/Centro.

No bairro Colônia Antônio Aleixo, as linhas 085 – Antônio Aleixo/T5 e 604 – Antônio Aleixo/ T2 /Centro irão atender o cemitério Santo Alberto, situado no bairro.

Em relação à circulação de veículos, os agentes de trânsito atuarão para facilitar a circulação dos motoristas na avenida do Turismo, próximo ao cemitério Tarumã, em direção aos bairros da região. Os agentes de trânsito e fiscais de transporte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão nas imediações dos cemitérios orientando os usuários do transporte coletivo e organizando o trânsito nos locais.

Trânsito

Nos principais cemitérios da cidade, haverá atuação dos agentes para organizar o trânsito nas localidades. Os motoristas devem ficar atentos a interdições e desvios.

No cemitério São João Batista, as interdições iniciam às 22h de quarta-feira, 1º/11. No local, a avenida Maceió será interditada, no sentido bairro/Centro, entre a Domingos Lima e Álvaro Botelho Maia, e o fluxo desviado à direita para a Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a Santos Dumont e Álvaro Maia.

Ainda na avenida Maceió, no sentido Centro/bairro, o trecho entre a Álvaro Botelho Maia e Domingos Lima poderá ser interditado, de acordo com o fluxo do público no local.

Quanto à avenida Álvaro Maia, será interditada, no sentido Praça 14/Compensa, entre a Maceió e Santos Dumont, sendo o fluxo desviado à esquerda para a Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a Maceió em direção à Darcy Vargas.

Nas imediações do cemitério Tarumã, os retornos, em frente ao local, serão interditados.

Haverá, ainda, gerenciamento do trânsito nos demais cemitérios da capital. Ao todo, o IMMU irá atuar com 203 agentes de trânsito.