Início » Raiff Matos propõe criação de Centro de Tratamento do Diabetes em Manaus
Política

Raiff Matos propõe criação de Centro de Tratamento do Diabetes em Manaus

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a setembro de 2021, foram realizadas 12.639 cirurgias de amputações de membros inferiores, como pés e pernas, decorrentes da diabetes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Manaus precisa de um centro municipal de cuidados preventivos para a diabetes. Essa é a opinião do vereador Raiff Matos (DC) que apresentou uma indicação à Prefeitura de Manaus para a centralização dos cuidados em uma unidade de referência como forma de qualificar a atenção primária à doença.

Isso será possível com a criação do Centro de Tratamento do Diabetes (CTD de Manaus). Esse modelo de atendimento primário já é adotado em outras cidades brasileiras como Ribeirão Preto, em São Paulo; São Luís, no Maranhão; e Resende, no Rio de Janeiro.

“Eu creio que o prefeito David Almeida tem sensibilidade para assumir um pioneirismo no país como prefeito da primeira cidade da Região Norte com o Centro de Tratamento do Diabetes. As pessoas com diabetes precisam ser mais vistas e cuidadas em Manaus”, afirmou o vereador.

O CTD poderá auxiliar na aceleração do diagnóstico e na prevenção de casos mais graves da doença, que geram sequelas ou até a morte. Além disso, pode ajudar nos cuidados básicos como nas dietas e no atendimento ambulatorial multidisciplinar.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mais de 101 mil pacientes estão cadastrados na secretaria e, dentre eles, mais de 300 são amputados.O Brasil é o sexto país em incidência da diabetes no mundo.

Campanha contra amputações

O vereador Raiff Matos também ingressou com Projeto de Lei que institui campanha de prevenção às amputações em pacientes diabéticos. A intenção é ampliar informações sobre o cuidado com as extremidades, dando uma atenção para os pés e pernas, para reduzir amputações decorrentes das diabetes.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a setembro de 2021, foram realizadas 12.639 cirurgias de amputações de membros inferiores, como pés e pernas, decorrentes da diabetes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número equivale à média de 46 procedimentos por dia.

“Os manauaras precisam de mais cuidados contra essa doença muitas vezes silenciosa e sorrateira que causa tantos traumas em muitas famílias”, justificou o vereador.