Início » Deputado pede retomada do Programa Luz para Todos, no Amazonas
Política

Deputado pede retomada do Programa Luz para Todos, no Amazonas

Mais de um milhão de pessoas estão sem acesso à energia elétrica na região

 Em reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o deputado federal Sidney Leite (PSD) pleiteou o retorno do programa federal Luz para Todos no Amazonas e na Amazônia como um todo. De acordo com o parlamentar, a falta de energia elétrica na região afeta mais de um milhão de pessoas, mesmo sendo responsável pela geração de 26% da energia no país, por meio das usinas hidrelétricas, enquanto outros 3 milhões estão fora do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“A energia elétrica é um item tão básico que muda a vida no ponto de vista do cotidiano e social de inúmeras famílias espalhadas nos lagos, rios e igarapés, aldeias indígenas e assentamentos do Incra”, salienta o deputado.

O gás também foi assunto no encontro, como ferramenta de solução, apesar dos valores atuais praticados no país serem muito altos, mesmo tendo uma reserva imensa na região do pré-sal e no Amazonas, possibilitando geração de energia.

Os dois trataram, ainda, do potencial mineral do Amazonas, a exemplo da exploração do potássio e fósforo, mas aliando com a responsabilidade ambiental. “Entendo que é preciso nós avançarmos nessa questão para que a gente possa ter uma exploração racional e de baixíssimo impacto ambiental, diferente do que ocorre com garimpos, uma atividade que ninguém apoia”, disse Leite.

Com informações do Portal ÚNICO.