Início » Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Manaus é novo membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente
Manaus

Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Manaus é novo membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente

Com a posse, Manaus representa os municípios da região Norte do país

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Manaus, Antonio Stroski, é o novo membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), representando os municípios da região Norte do país. A posse como conselheiro ocorreu nesta quarta-feira, 17/5, na 138ª Reunião Ordinária do Conama, em Brasília (DF).

O Conama é o maior e mais importante órgão consultivo e deliberativo, sobre normas e padrões para o meio ambiente, do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), e foi instituído pela lei n° 6.938/8, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

Regulamentado pelo Decreto n° 99.274/90, é presidido pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O Conama é composto por cinco setores: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e entidades ambientalistas.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), Antônio Stroski, a participação de Manaus no Conama é também uma demonstração do compromisso da administração do prefeito David Almeida com a gestão ambiental.

“Quando nos associamos à Anama, que é a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente presidida, com dinamismo, pelo secretário Marçal Fortes Silveira Cavalcanti, a quem expressamos nosso engajamento e também o agradecimento pela confiança demonstrada a Manaus e a nossa equipe”.

Reunião

A 138ª Reunião Ordinária do Conama aconteceu nesta quarta-feira, 17, no auditório da sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, com a participação de 114 conselheiros titulares, cuja nova formação terá, pela primeira vez, uma câmara técnica dedicada exclusivamente às mudanças climáticas. 

Manaus torna-se o representante dos municípios da região Norte do país, com a posse do titular do órgão ambiental da capital amazonense, para o mandato que vai até o dia 31 de dezembro de 2024, por meio da portaria GM/MMA n° 467, de 5 de maio de 2023.