Início » Prefeitura inaugura feira no bairro Colônia Antônio Aleixo
Manaus

Prefeitura inaugura feira no bairro Colônia Antônio Aleixo

default

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quinta-feira, 28/12, a feira municipal da Fé 1 – José Gutemberg Rocha. O espaço, localizado na rua José Maria 2, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da cidade, marca a primeira implementação de uma feira na área.

“Ao adentrar feiras e mercados que permaneciam negligenciados por 28, 30, 35 anos, conforme relatos que tenho ouvido, percebo a transformação realizada por nossa gestão. Anteriormente, os permissionários usavam as calçadas como espaço de trabalho. Graças às ações empreendidas, testemunhamos a transição para ambientes dignos e humanizados. Não apenas construímos estruturas, mas proporcionamos as condições necessárias, para que trabalhem com dignidade, sustentem suas famílias e alcancem uma vida mais digna”, enfatizou Almeida.

O novo equipamento vai alocar 12 permissionários que trabalhavam em barracas improvisadas, fora do padrão e de maneira insalubre, espalhadas nas calçadas do bairro.  A construção foi erguida em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), por meio de medida compensatória, em área de domínio institucional. A autarquia também assina o projeto.

Além da inauguração do novo local, todos os feirantes que ocupam a região foram agraciados com equipamentos essenciais para impulsionar seus negócios. Freezers, estufas, chapas, geladeiras, fogões e um computador foram distribuídos, proporcionando um impulso significativo às vendas de verduras, frutas, lanches, peixe, carne e serviços de internet rápida (lan house).

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Wandesson Costa, enfatizou o compromisso concreto da gestão ao inaugurar a nova feira no bairro Colônia Antônio Aleixo. “A Prefeitura de Manaus dá todo o suporte para que os permissionários possam caminhar e avançar nos seus projetos de negócios. O prefeito David Almeida entrega mais esse espaço público. Ressaltando que essa é primeira obra entregue do zero, toda construída pela gestão, a fim de que a população tenha uma feira com dignidade”, destacou o secretário.

A entrega da feira foi comemorada pelos permissionários. A feirante Zuleide Gonçalves ficou muito grata pelo novo espaço. “Eu só tenho a agradecer a Deus e à prefeitura. Eu sofri muito trabalhando na beira da rua, em uma barraquinha de madeira. Agora, estou em um local seguro, e muito feliz. Eu me sinto contemplada com o que sempre sonhei. A felicidade é por mim e pelos meus parceiros de trabalho também”, disse.

Obra
A obra fiscalizada pela equipe de engenharia da Semacc foi realizada em dois meses, tempo recorde, e seguiu os padrões de excelência aplicados em todas as feiras e mercados municipais entregues pela Prefeitura de Manaus.

Os recursos para construção da feira são decorrentes do pagamento de medida compensatória, mecanismo previsto no Plano Diretor, e a prefeitura não teve custo na construção. Com a obra, os permissionários ganham um espaço novo, planejado, com estrutura digna para seu trabalho, dando para a comunidade um lugar adequado para o comércio.

A medida compensatória que resultou na obra para a feira foi aprovada junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), com validação da Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU), além de projeto arquitetônico e orçamento feitos pela autarquia. A obra está orçada em R$ 692 mil.