Início » David inaugura complexo viário em tempo recorde
Manaus

David inaugura complexo viário em tempo recorde

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado do governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 27/12, o complexo viário Prefeito José Fernandes, na zona Norte da cidade. A obra, realizada em parceria com o governo do Amazonas, está localizada na intersecção da avenida Governador José Lindoso com a rua Barão do Rio Branco e foi concluída seis meses antes do prazo previsto inicialmente.

Na oportunidade, os chefes dos Executivos municipal e estadual também assinaram a renovação do convênio que garante repasses para o subsídio do Passe Livre Estudantil para os estudantes da rede pública de ensino em 2024. Feitos desde 2022, os repasses para o próximo ano serão de R$ 358,2 milhões. Atualmente, 170 mil alunos usam o benefício.

“Assinamos agora a continuidade da gratuidade do passe estudantil do transporte coletivo, que conta com recursos do governo do Amazonas com a parceria da prefeitura para manter o transporte coletivo de uma forma positiva. Além dessa parceria, nós estamos entregando hoje o viaduto prefeito José Fernandes, junto de um convênio de recursos também do Estado, com a execução da prefeitura. Essa parceria foi firmada em 2021 e está mostrando que é benéfica para a população”, afirmou o prefeito.

O complexo viário teve execução e idealização do projeto feito pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em conjunto com agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), devido ao crescimento significativo de veículos em circulação, causando intensa retenção na área.

“Essa é uma obra que vem solucionar um gargalo da cidade, principalmente nos horários de pico. Nós vamos entregar outras obras, também resultado desse convênio, como o outro complexo localizado na zona Leste, que vai se somar às intervenções viárias que o governo do Estado está fazendo na cidade de Manaus”, afirmou o governador Wilson Lima.

No total, foram perfuradas 657 estacas, 322 tirantes, com a utilização de 307.721,43 quilos de aço e 3.105,93 metros cúbicos de concreto, além da geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.

“Aqui no viaduto, tem suor e sacrifício de trabalhadores que viraram noite e dia. Devo muito a toda equipe da Seminf que está no sol e na chuva, para antecipar esse projeto e garantir a fluidez no trânsito dessa que já foi uma área caótica para os condutores e pedestres”, disse o secretário de Obras, Renato Junior

Trânsito

O tráfego principal será realizado pela avenida Governador José Lindoso (Torres), que agora passará por baixo do complexo viário Prefeito José Fernandes.

A avenida Barão do Rio Branco já está com trânsito liberado em ambos os sentidos. Além disso, a alça paralela à avenida das Torres, mais especificamente a rua Barão do Rio Negro, que oferece acesso local para a avenida Barão do Rio Branco, também será liberada, proporcionando mais uma opção de rota para os motoristas.

Para aqueles que se deslocam do Coroado em direção à Cidade Nova, terá a opção da avenida Timbiras, ao lado da escola municipal Paulo Graça.

Os retornos da avenida Governador José Lindoso continuarão abertos, garantindo acesso amplo para todos os veículos.