Início » Cartório de Protesto resolve 60% dos protestos em 3 dias
Notícias Corporativas

Cartório de Protesto resolve 60% dos protestos em 3 dias

IEPTB Brasil destaca eficácia com mais de 60% dos títulos e documentos enviados ao protesto sendo solucionados em até 3 dias úteis nos mais de 3.760 cartórios presentes em todo o Brasil. E a Tecnologia reflete em melhorias percebidas por 92% segundo pesquisa do Data Folha em 2022, o que impulsiona o desenvolvimento de inovações como o CIENTTE, aplicativo criado para otimizar as intimações.

A pesquisa do Datafolha de 2022 lançou luz sobre a confiança dos brasileiros nos serviços prestados pelos cartórios, revelando um cenário onde essas instituições são amplamente consideradas como sinônimo de segurança e eficiência.

Os resultados mostram que 54% dos entrevistados acreditam que os documentos e transações realizadas em cartórios são totalmente seguros. Sendo possível notar que mais da metade dos usuários demonstram confiança nesses serviços.

Além da segurança, a pesquisa também ressaltou a qualidade dos serviços oferecidos pelos cartórios. De acordo com o levantamento, os cartórios são vistos como o serviço mais bem avaliado, superando outros prestadores de serviços como Correios, Prefeitura, empresas de telefonia e INSS, que obtiveram aprovação relativamente menor.

76% consideram os cartórios as instituições mais confiáveis do Brasil

“Os números da pesquisa do Datafolha refletem a visão positiva que a população brasileira tem dos cartórios, com 76% dos entrevistados considerando-os as instituições mais confiáveis do Brasil. Isso é uma prova da importância dessas instituições na vida dos cidadãos.” Disse em entrevista José Eduardo De Souza, CEO na Officer Soft, empresa de software para cartórios. 

Os números do Datafolha são corroborados por informações contidas no documento anual “Cartório em Números” da ANOREG Brasil de 2022. Esse documento destaca que os cartórios brasileiros alcançaram um alto nível de excelência em diversos atributos. A imagem dos cartórios segue positiva em 2022, com tendência de melhora em indicadores como seriedade, competência e segurança. E a transição tecnológica é percebida como um benefício pela população, com 92% dos usuários relatando melhorias na informatização dos serviços prestados.

Números apontam Tabelionatos de Protesto como meio mais rápido e eficaz para a recuperação de ativos

Uma especialidade nesse documento da ANOREG Brasil que se destaca como o meio mais rápido e eficaz para a recuperação de crédito é o cartório de protesto de títulos. Amparado por legislação e fiscalização do poder público, os Tabelionatos de Protesto tornam públicas as dívidas e garantem a segurança necessária para que os valores sejam pagos. “O processo é eficaz, com mais de 60% dos títulos e documentos enviados ao protesto sendo solucionados em até três dias úteis nos mais de 3.760 cartórios presentes em todo o Brasil.” Conforme o documento “Cartório em Números” da ANOREG Brasil de 2022 (página 99).

Os números expostos no documento anual da ANOREG Brasil tornam possível acompanhar o crescimento da especialidade: em um período de 12 meses, 1.289.009 títulos são enviados a protesto, com uma média mensal de 107.417, totalizando um montante de R$ 42 bilhões, o equivalente a R$ 3 bilhões por mês.

O impacto da tecnologia

A transformação tecnológica também é evidente, com a crescente adoção de serviços virtuais pelos usuários. O cancelamento de protestos, por exemplo, pode ser realizado de forma simples e segura através da plataforma CENPROT. Em 2022, o número de cancelamentos eletrônicos na CENPROT atingiu a marca de 631.728. Além disso, os usuários podem verificar gratuitamente se um CPF/CNPJ possui protestos, com mais de 50.084.181 milhões de consultas realizadas até 2022.

Com a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais importante no cenário cartorário, a Officer Soft Sistemas para Cartórios lançou o aplicativo CIENTTE. “Essa ferramenta mobile utilizada no processo de intimação nos cartórios de protesto está disponível para os estados de Santa Catarina e Paraná. O CIENTTE permite uma comunicação em tempo real entre o intimador e o cartório, fornecendo informações precisas de geo localização e imagens.” Comenta José Eduardo.

Para mais informações, basta acessar: https://www.officersoft.com.br/