Início » CMM aprova Lei que exige comprovação de experiência de conselheiros tutelares
Política

CMM aprova Lei que exige comprovação de experiência de conselheiros tutelares

Os conselheiros tutelares do município são escolhidos, em processo eleitoral, para um serviço de quatro anos

Projeto de Lei de autoria do vereador Ivo Neto, agora segue para a sanção do prefeito David Almeida

As próximas eleições para conselheiros tutelares, em Manaus, terão mais um ingrediente para assegurar qualidade na seleção. A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta segunda-feira (6), o Projeto de Lei, de autoria do vereador Ivo Neto, que exige a comprovação de experiência para concorrer ao cargo. O PL seguiu para sanção do prefeito David Almeida.

De acordo com o documento, o projeto altera o artigo 11 da Lei N° 1.242, de 08 de maio de 2008, que dispõe sobre política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente e insere a exigência de comprovação de experiência no processo de seleção de escolha do Conselho Tutelar.

A proposta foi subscrita pelos vereadores Bessa (Solidariedade), Caio André (PSC), João Carlos (Republicanos), Kennedy Marques (PMN), Marcel Alexandre (Avante), Marcelo Serafim (PSB), Raiff Matos (Democracia Cristã), William Alemão (Cidadania) e Yomara Lins (PRTB).

Para o vereador Ivo, é necessário haver mais transparência nesse processo. “A proposta tem o objetivo de evitar a concessão de declarações falsas para pessoas que nunca trabalharam na promoção ou proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Tudo que envolve as nossas crianças e adolescentes é necessário termos o máximo zelo”, observou.