Início » STJ nega liberdade a Simão Peixoto, prefeito de Borba
Destaque Política

STJ nega liberdade a Simão Peixoto, prefeito de Borba

Prefeito de Borba tem sem envolvido em outras polêmicas que envolvem agressões

Ele está preso desde a última sexta-feira (03), no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, nesta terça-feira (7), um Habeas Corpus para soltar o prefeito de Borba, Simão Peixoto (Progressistas). Segundo decisão do STJ, ele foi preso pelos crimes de ameaça, desacato e difamação cometidos contra a vereadora Tatiana Franco dos Santos.

Segundo o ministro Joel Ilan, o pedido de prisão acatado pelo desembargador do TJAM, Anselmo Chíxaro, tem evidências e não pode ser rejeitado. Peixoto está preso desde a última sexta-feira (3) no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

Por decisão do desembargador, Peixoto foi preso pelo período de 15 e também foi afastado do cargo por 30 dias. Ambos os prazos são prorrogáveis por iguais períodos, caso o Ministério Público do Amazonas (MPA) comprove a necessidade de extensão dos prazos.

Outros casos

O Poder Judiciário do Amazonas autorizou um inquérito policial após o prefeito agredir fisicamente o deputado Roberto Cidade durante a campanha eleitoral em 2022. Peixoto também já foi denunciado por falta de pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), em 2021.

Além disso, em 2022, o prefeito se envolveu em uma polêmica, ao anunciar uma luta de MMA contra o ex-vereador, seu desafeto político Erineu Alves da Silva. A disputa se tornou um evento com direito a octógono no estilo UFC e torcida.