Início » Seleção Brasileira terá uniforme inédito contra racismo
Esporte

Seleção Brasileira terá uniforme inédito contra racismo

Seleção Brasileira vai atuar com um uniforme preto pela primeira vez em 109 anos de história. A novidade será vista no amistoso contra Guiné, sábado (17), em Barcelona.

Apesar de ser um amistoso, a partida é considerada oficial, uma vez que está atrelada à Data Fifa.

A opção por utilizar um uniforme totalmente na cor preta é parte de uma ampla ação da CBF para se posicionar contra o racismo, criada a partir dos ataques sofridos por Vinicius Jr., do Real Madrid, em estádios espanhóis, ao longo desta temporada.

O caso mais recente e de maior repercussão veio em maio, na partida contra o Valencia, quando Vini Jr foi alvo de diversos torcedores valencianos no estádio Mestalla. O episódio gerou repercussão internacional.

Em declaração publicada no site da CBF, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, resumiu algumas das ações que implementou desde que assumiu o cargo — o texto reforça ainda que ele é o primeiro presidente negro e nordestino da CBF.

Fizemos um seminário para tratar do tema, criamos um grupo de trabalho com 60 pessoas que se reúnem periodicamente para avançar em discussões e propostas. Somos a única federação de futebol do mundo que criou um dispositivo que prevê a perda de pontos por causa de atos de racismo. Isso está no texto do Registro Geral de Competições da CBFEdnaldo Rodrigues, presidente da CBF

Ação será realizada apenas no primeiro tempoA Seleção Brasileira vai usar o uniforme preto apenas no primeiro tempo do amistoso contra Guiné. Na volta do intervalo, a tradicional combinação camisa amarela com calções azuis, uniforme do time da CBF desde 1952, voltará à cena.Vale lembrar que, na estreia da Seleção, em 1914, o uniforme era todo em cor branca.

De CNN Brasil.