Início » Manaus participa de evento de cooperação internacional da União Europeia em Fortaleza
Manaus

Manaus participa de evento de cooperação internacional da União Europeia em Fortaleza

Fotos – Divulgação / Implurb

Dentro do Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (Iurc) América Latina, a Prefeitura de Manaus está participando, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em Fortaleza (CE), do evento “Economia Circular e Gestão de Resíduos: avançando para soluções mais sustentáveis para cidades e regiões”, com apoio da União Europeia.

O evento teve início nesta quinta, 4/5, e encerra sexta-feira, 5, com uma série de visitas a casos e experiências bem-sucedidas da cidade de Fortaleza. O encontro reúne representantes de 11 países e duas arquitetas e urbanistas de Manaus, Rejane Gaston e Eloisa Serrão, que representam a Prefeitura de Manaus.

“É uma grande troca de melhores práticas internacionais, envolvendo setor público e privado, com casos e conquistas na gestão de resíduos, economia circular, mobilidade urbana e inclusão social. E vamos poder conhecer de perto os trabalhos em escolas e nas ruas da cidade, além de verificar o que pode ser implementado em Manaus”, explicou Rejane Gaston.

Manaus e Fortaleza fazem parte do Iurc América Latina desde 2021, quando foram cidades selecionadas pela União Europeia para compartilhar experiências e desenvolver um plano conjunto de desenvolvimento urbano sustentável. A capital amazonense trabalha em parceria com a cidade italiana de Nápoles.

Na parte da tarde desta quinta e na sexta-feira, os trabalhos vão ter foco nas experiências em economia circular, que engloba políticas de reuso, reaproveitamento, reciclagem e gestão sustentável de resíduos sólidos, como a plataforma de agendamento de coleta seletiva, o Re-ciclo; a experiência do Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT), que recebe e recondiciona resíduos eletrônicos; e os biodigestores nas escolas municipais. A Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) é responsável pelos projetos.

Participam do evento delegados de 11 países, incluindo 13 cidades e duas regiões: Puerto Montt, Chile; Essen, Alemanha; Manaus, Brasil; São Paulo, Brasil; Piura, Peru; Málaga, Espanha; Hermosillo, México; Debrecen, Hungria; Barranquilla, Colômbia; Chihuahua, México; Fort Collins, Estados Unidos; San Diego, Estados Unidos; Rio de Janeiro, Brasil; além do Paraná, Brasil; e Silésia, Polônia.

O evento conta com apresentações de painéis de alto nível com representantes da Comissão Europeia, do Iurc América Latina, Citinova, Alemanha, Estados Unidos, México, Polônia e Rio de Janeiro, além das visitas de campo nos projetos cearenses.

Reabilitação

Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles compartilham experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos seus territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.