Início » Manaus participa de evento de cooperação internacional da União Europeia em Fortaleza
Brasil Manaus

Manaus participa de evento de cooperação internacional da União Europeia em Fortaleza

Dentro do Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (Iurc) América Latina, a Prefeitura de Manaus está participando, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em Fortaleza (CE), do evento "Economia Circular e Gestão de Resíduos: avançando para soluções mais sustentáveis para cidades e regiões”, com apoio da União Europeia.

O evento teve início nesta quinta, 4/5, e encerra sexta-feira, 5, com uma série de visitas a casos e experiências bem-sucedidas da cidade de Fortaleza. O encontro reúne representantes de 11 países e duas arquitetas e urbanistas de Manaus, Rejane Gaston e Eloisa Serrão, que representam a Prefeitura de Manaus.

“É uma grande troca de melhores práticas internacionais, envolvendo setor público e privado, com casos e conquistas na gestão de resíduos, economia circular, mobilidade urbana e inclusão social. E vamos poder conhecer de perto os trabalhos em escolas e nas ruas da cidade, além de verificar o que pode ser implementado em Manaus”, explicou Rejane Gaston.

Manaus e Fortaleza fazem parte do Iurc América Latina desde 2021, quando foram cidades selecionadas pela União Europeia para compartilhar experiências e desenvolver um plano conjunto de desenvolvimento urbano sustentável. A capital amazonense trabalha em parceria com a cidade italiana de Nápoles.

Na parte da tarde desta quinta e na sexta-feira, os trabalhos vão ter foco nas experiências em economia circular, que engloba políticas de reuso, reaproveitamento, reciclagem e gestão sustentável de resíduos sólidos, como a plataforma de agendamento de coleta seletiva, o Re-ciclo; a experiência do Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT), que recebe e recondiciona resíduos eletrônicos; e os biodigestores nas escolas municipais. A Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) é responsável pelos projetos.

Participam do evento delegados de 11 países, incluindo 13 cidades e duas regiões: Puerto Montt, Chile; Essen, Alemanha; Manaus, Brasil; São Paulo, Brasil; Piura, Peru; Málaga, Espanha; Hermosillo, México; Debrecen, Hungria; Barranquilla, Colômbia; Chihuahua, México; Fort Collins, Estados Unidos; San Diego, Estados Unidos; Rio de Janeiro, Brasil; além do Paraná, Brasil; e Silésia, Polônia.

O evento conta com apresentações de painéis de alto nível com representantes da Comissão Europeia, do Iurc América Latina, Citinova, Alemanha, Estados Unidos, México, Polônia e Rio de Janeiro, além das visitas de campo nos projetos cearenses.

Reabilitação

Manaus e Nápoles assinaram, em 2021, um termo de cooperação internacional oficializando os trabalhos para acelerar o desenvolvimento urbano em governos com objetivos semelhantes.

As duas cidades-metrópoles compartilham experiências urbanas, arquitetônicas e de patrimônio, com diferentes estratégias e ações voltadas para a preservação dos seus territórios.

A cooperação internacional tem etapas que envolvem reuniões bilaterais, acordos, missões, troca de informações, expertise compartilhada, webinários e eventos internacionais. As fases incluem missões em ambas as regiões, com visitas técnicas, eventos de networking, ações com especialistas e elaboração de planos de ação regionais e urbanos para as duas participantes.