Início » Prefeitura de Manaus encerra semana sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis com palestra para servidores da Semed
Saúde

Prefeitura de Manaus encerra semana sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis com palestra para servidores da Semed

Com objetivo de reforçar a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a palestra “ISTs – prevenção, sintomas e tratamentos”, no encerramento da semana sobre o tema, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da secretaria.

Com objetivo de reforçar a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a palestra “ISTs – prevenção, sintomas e tratamentos”, no encerramento da semana sobre o tema, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da secretaria. A ação faz parte do “Fevereiro Roxo”, e foi destinada aos servidores da sede e também aos educadores das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

A programação contou com testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e também vacinas para a Covid-19 (terceira e quarta doses), febre amarela, hepatite B e tétano.

Para Wânia Braga, gerente da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS), foi uma programação muito proveitosa, pois todo o trabalho realizado é para atender aos servidores com informações e orientações.

“Mais uma vez, a Prefeitura de Manaus, ao lado da nossa secretária de Educação, Dulce Almeida, realizou mais uma ação de prevenção à saúde. A gente percebe que foi uma semana intensa, e mais uma vez aquele olhar relacionado ao cuidado da saúde do servidor. É sempre positivo, porque nós ainda temos um número grande de servidores afastados, por isso a importância de ações como esta”, salientou a gerente.

De acordo com a palestrante, a enfermeira Solange Sales Albuquerque, da Vigilância em Saúde do Distrito Sul (Gevisa) da Semsa, é essencial que todos possam se prevenir e tomar os devidos cuidados não apenas no carnaval, mas em toda vida. 

“Nós fomos convidados para ampliarmos as informações com relação às ISTs. Nós temos que sempre comunicar a população, não só nesse período de carnaval das pessoas que se excedem um pouco a mais e terminam se expondo mais ao risco. A nossa vinda foi para chamar a atenção dos professores, para eles repassarem essas informações a todos na escola”, comentou a palestrante.

Servidor da Semed há 17 anos, Ediomar Batista, assessor pedagógico da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), confessou ser um brincante do carnaval, mas afirmou que as informações da palestra vão atuar como multiplicadores para outras pessoas. 

“É importante a orientação para os nossos servidores brincarem o carnaval de forma segura e não se contaminarem com qualquer doença sexualmente transmissível. É bom compartilhar esse conhecimento com os servidores para que possam multiplicar essas informações e levar para casa, bairro e igreja, pois carnaval se brinca nas ruas, mas também temos os retiros nas igrejas”, disse Batista.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário