Início » Novos casos e internações por Covid-19 em alta no Amazonas
Amazonas Destaque Saúde

Novos casos e internações por Covid-19 em alta no Amazonas

O crescimento coincide com a abertura das festas de Carnaval em Manaus, segundo especialistas

Painel da Fundação de Vigilância Sanitária mostra nesta sexta-feira mais de 300 novos casos confirmados

O volume de novos casos e internações por Covid-19, no Amazonas, dispararam na última semana. No último domingo, 12, ambos estavam em 87 e 30, respectivamente. Nesta sexta-feira (17), os números chegaram ao total 333 e 81, segundo o “Painel Covid-19 no Amazonas“, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os dados foram atualizados hoje e coincidem com o período carnavalesco de Manaus.

Apesar dos mais de 300 novos casos de internações, o Painel não registrou casos de óbitos pela doença, nas últimas 24h. Quanto às internações, dos que estão em UTI, são 11,1% em leitos de UTI Covid e 73,0% na UTI Geral. Dos que estão em leitos clínicos, são 30,9% em leitos clínicos Covid e 71,3% em leitos clínicos gerais.

Atenção redobrada durante o Carnaval

Epidemiologista alerta que houve um súbito aumento no número de internações e recomenda uso de máscaras

O período oficial do Carnaval, na capital amazonense, iniciou em 11 de fevereiro e vai até 25 de março. O epidemiologista da Fiocruz/Amazônia alerta que houve um súbito aumento no número de internações e que não é o momento para “afrouxar” o uso de máscara. Ele lembra, ainda, que metade da população do Estado está com esquema vacinal em atraso.

“Embora pareça notícia de 2020, 2021 ou de 2022, o Amazonas está experimentando um súbito aumento no número de pacientes internados com Covid-19. Os dados são do defasado Boletim Diário de 15-Fev-2023 da FVS-RCP e indicam que há cerca de 100 pacientes internados com Covid-19 no Estado. Em outras palavras, em menos de 15 dias saltamos de 13 para cerca de 100 pacientes internados com Covid-19 no Estado”, analisou ele.

Com informações da Cenarium Amazônia