Início » Rússia se nega a comentar encontro entre Putin e Kim Jong Un
Política

Rússia se nega a comentar encontro entre Putin e Kim Jong Un

Kremlin se recusou a comentar a afirmação do governo dos Estados Unidos de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, deve se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, na Rússia, para avançar nas negociações de armas entre os dois países.

“Não temos nada a dizer sobre o assunto”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta terça-feira (5).

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA alertou, na segunda-feira (4), que as discussões sobre armas entre Moscou e Pyongyang estão “avançando ativamente”.

“Temos informações de que Kim Jong Un espera que estas discussões continuem, incluindo envolvimento diplomático ao nível de líderes na Rússia”, afirmou a porta-voz do conselho, Adrienne Watson, em comunicado.

O New York Times noticiou pela primeira vez o potencial encontro entre Kim e Putin na Rússia, dizendo que deverá ocorrer este mês.

Em julho, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou a Coreia do Norte “para tentar convencer Pyongyang a vender munições de artilharia à Rússia”, acrescentou Watson.

“Pedimos à Coreia do Norte que cesse suas negociações sobre armas com a Rússia e que cumpra os compromissos públicos que Pyongyang assumiu de não fornecer ou vender armas à Rússia.”

Desde a viagem em julho, outro grupo de autoridades russas viajou para Pyongyang para discussões subsequentes, disse o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, John Kirby, na semana passada.

Putin e Kim também trocaram cartas prometendo aumentar a sua cooperação bilateral, acrescentou.

CNN Brasil