Início » ED/UEA realiza palestra sobre Inteligência Artificial
Tecnologia

ED/UEA realiza palestra sobre Inteligência Artificial

Objetivo do evento é discutir e ampliar conhecimentos sobre suas consequências nos aspectos jurídicos

A Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (ED/UEA) realizará, no dia 16 de maio de 2023, às 14h, uma mesa redonda sobre Inteligência Artificial com o objetivo de discutir e ampliar conhecimentos sobre suas consequências nos aspectos jurídicos. O evento será realizado no auditório da ED, localizado na av. Major Gabriel, 767, Centro.

A atividade ocorrerá em parceria com a Escola do Servidor Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud) e sob a coordenação da Profª. Dra. Luziane Figueiredo.

Durante a atividade, a professora Luziane Figueiredo falará sobre o tema da sua tese de doutorado, que aborda a inteligência artificial e sua interferência no livre arbítrio para as decisões democráticas.

O diretor da ED, Alcian Pereira, ressaltou a importância dos projetos para a comunidade acadêmica da UEA. “A Escola de Direito mantém um laboratório de inovação denominado Lawin, que compartilha da preocupação de inovar por meio do Direito e da legislação atual. Nesse sentido, os alunos atuam desde o estágio supervisionado em casos que envolvem temas atuais, como direitos da personalidade nas redes sociais, Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), compliance, entre outros.”

O Prof. Dr. Alessandro Bezerra falou sobre a expectativa do evento para os alunos da Escola de Direito. “A expectativa é que tenhamos um evento muito interessante, com temática totalmente alinhada às oportunidades e preocupações atuais quanto ao desenvolvimento e uso da inteligência artificial nas mais diversas áreas. A aplicação de IA na área jurídica terá destaque no evento, o que nos mostra o poder de integração das novas tecnologias e como elas são capazes de despertar interesses comuns em áreas que antes pareciam tão distantes.”

Programação

A programação terá início, às 14h, com a abertura e assinatura do termo de cooperação técnica. Às 15h, a advogada e jornalista Luziane Figueiredo abordará o tema “Inteligência Artificial e o livre arbítrio nas decisões democráticas”. Em seguida, às 15h30, o advogado e doutorando em Direito Bernardo de Azevedo trará o tema “Provas Digitais e Novas Tecnologias”.

Às 16h30, o doutor em administração e mestre em Ciências Criminais Alessandro Bezerra, fará uma palestra com o tema “Aplicações práticas de Inteligência Artificial na área jurídica. Experiências do Núcleo de Direito, Tecnologia e Inovação da UEA”. Por fim, às 17h, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e coordenador de cursos da Ejud, Dr Áldrin Henrique, conduzirá um debate sobre as exposições dos palestrantes.

Para participar, acesse o link abaixo:

https://escola.tjam.jus.br/emeronWeb/