Início » Empresas adotam práticas sustentáveis para reduzir os impactos do seu negócio
Notícias Corporativas

Empresas adotam práticas sustentáveis para reduzir os impactos do seu negócio

Na economia global, empresas detêm parte substancial dos empregos no setor privado e têm responsabilidade na sustentabilidade

Segundo o site G1, uma pesquisa realizada por uma agência de pesquisa norte-americana e divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) revelou que o movimento de empresas em direção ao consumo responsável se tornou evidente.

Ademais, conforme os resultados de 2019, a preferência por adquirir produtos e serviços de empresas com práticas sustentáveis foi demonstrada por 87% da população brasileira, enquanto 70% dos entrevistados indicaram disposição para pagar um valor ligeiramente maior por esses produtos e serviços.

Medidas sustentáveis para um futuro verde

Uma das práticas mais adotadas pelas companhias, é a transição para uma economia de baixo carbono, reduzindo as emissões de  gases causadores do efeito estufa. Essa transição possibilita uma vantagem competitiva, gerando negócios e produtos com menores emissões de carbo, segundo reportagem da EBC

Outra ação que ganha destaque é o uso da energia solar, que se destaca como uma estratégia eficaz para reduzir o consumo de energia elétrica e os custos associados, gerando economia para indústrias e empreendimento. “É fonte de energia renovável que não impacta o meio ambiente”, como afirmado por Robert Fischer, sócio proprietário da Topsun Energia Solar, especializada em energia solar fotovoltaica distribuída (GD).

Outrossim, com o objetivo de assegurar o suprimento de materiais sustentáveis, diversas empresas estão estabelecendo colaborações com fornecedores alinhados a essa perspectiva. Tal como afirmado pelo site BipBrasil, a tríade composta por preço, prazo e qualidade já não atende às expectativas de consumidores, stakeholders e da sociedade em geral, os quais demandam informações mais detalhadas sobre a procedência de produtos e serviços.

Políticas de conscientização para um futuro sustentável

John Smith, especialista em liderança sustentável defende que o compromisso com a sustentabilidade deve começar no topo da hierarquia empresarial. “Os líderes e gestores são os responsáveis por disseminar os valores e ideias relacionados à sustentabilidade. Para que isso aconteça, eles precisam estar convencidos da eficácia das práticas sustentáveis” destaca.

Para Smith “Os gestores devem adquirir conhecimento específico sobre o assunto e entender como a sustentabilidade pode beneficiar a organização. Investir em treinamento e capacitação para os líderes é, portanto, uma estratégia comprovada para impulsionar a transformação sustentável”.

Portanto, para que as companhias alcancem um nível genuíno de sustentabilidade, a implementação de políticas de conscientização é basal. Em outras palavras, oferecer treinamentos corporativos é uma forma de colocar em prática a dimensão ambiental e social da sustentabilidade dentro do próprio negócio

https://horizonteambiental.com.br/