Início » Sensibilidade ao glúten: fique atento aos principais sintomas
Saúde

Sensibilidade ao glúten: fique atento aos principais sintomas

A alimentação, que deveria ser um momento prazeroso, algumas vezes torna-se uma grande dor de cabeça para determinadas pessoas. No caso de quem possui sensibilidade ao glúten, por exemplo, após a ingestão de alimentos que possuem trigo em sua composição ou preparo, é comum que sintam um desconforto gastrointestinal, além de outros sintomas.

Nesse cenário, é importante ficar atento aos principais sinais e, se for o caso, procurar um profissional especializado para adequar a rotina e dieta. Com uma imensidão de produtos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, os consumidores têm diversas opções para consumo. No entanto, nem sempre tudo é bem absorvido pelo organismo.

Os sinais que o próprio corpo dá, na visão da nutricionista Larissa Zanette, fazem parte de um alerta que não deve ser ignorado. Para pessoas com sensibilidade ao glúten, o descaso pode acarretar complicações a longo prazo, impactando de forma negativa na qualidade de vida.

Os primeiros sinais

Por mais que apenas o profissional de saúde especializado esteja apto a fornecer o diagnóstico e tratamento correto, pequenos indícios podem ser notados pelo próprio paciente. “Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente, estão associadas à dor abdominal, inchaço, diarreia, constipação e flatulência. Também é comum sentir fadiga, dores de cabeça, problemas de pele e ansiedade”, destaca a nutricionista.

Embora não haja um exame específico para diagnosticar a sensibilidade ao glúten, alguns testes podem ajudar a descartar outras condições, como a doença celíaca ou a síndrome do intestino irritável. A análise é realizada a partir da eliminação do glúten da alimentação e da observação de uma melhora nos sintomas. Estes, por sua vez, podem apresentar intensidades diferentes em cada pessoa, por conta de fatores como a idade, saúde em geral, dieta e estilo de vida.

Continue com versatilidade na cozinha

Para não perder a versatilidade na hora de cozinhar, pode-se substituir os produtos de trigo por opções à base de outro cereal, como no caso do arroz, encontrado nas linhas da RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos.

Com farinhas e misturas para pães e bolos feitas a partir do arroz, as pessoas conseguem fazer a troca e continuar com as tradicionais receitas no dia a dia. “Com planejamento, todos continuam com uma rotina normal, saudável e com grande variedade. O importante é não continuar com os mesmos hábitos que estão prejudicando o próprio corpo”, evidencia Larissa. 

Sobre a RisoVita

Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Com produtos nacionais e de excelente qualidade, todos os alimentos são produzidos a partir dos grãos do cereal. Devido à crescente procura por uma alimentação cada vez mais acessível e inclusiva, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje possui bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas, misturas para pães e bolos tradicionais e sem açúcar, e uma linha orgânica.

A RisoVita é uma das marcas da Fumacense Alimentos e, juntamente com a JS Empreendimentos, o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a Cervejaria Santa Catarina, faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário