Início » Saúde bucal: saiba como combater o mau hálito de forma efetiva
Saúde

Saúde bucal: saiba como combater o mau hálito de forma efetiva

O mau hálito, também conhecido como halitose, é tão comum que afeta diversas pessoas. Porém, além do desconforto social, ele pode ser um sinal de problemas de saúde bucal. Márcia Durão, dentista e professora do curso de Odontologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, aborda as causas do mau hálito, os tratamentos para amenizá-lo e as dicas para manter um hálito fresco e saudável.

“O mau hálito pode ser desencadeado por várias razões. A causa mais comum é a higiene bucal inadequada. Isto é, falta de escovação, do uso do fio dental e da limpeza da língua. Esses péssimos hábitos permitem o acúmulo de resíduos de alimentos e bactérias na boca, levando ao odor desagradável. Outros fatores que contribuem são infecções periodontais, cáries, placas bacterianas e doenças na gengiva, assim como algumas condições médicas, como refluxo gastroesofágico e diabetes”, explica.

Certos alimentos e bebidas, como alho, cebola e café, também podem deixar a pessoa com mau hálito temporariamente. Já o tabagismo causa um odor desagradável persistente devido aos efeitos nocivos na saúde bucal.

Felizmente, existem tratamentos e práticas preventivas para combatê-lo. “O principal é ter uma rotina de higiene bucal adequada. Ou seja, escovar os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e limpar a língua com um limpador específico. Além disso, se manter hidratado ajuda na redução do mau hálito. Também é muito importante ter visitas regulares ao dentista para a realização de exames odontológicos”, finaliza Márcia.