Início » Final de 2023 aponta recorde de vagas temporárias no Brasil
Notícias Corporativas

Final de 2023 aponta recorde de vagas temporárias no Brasil

Cerca de 108,5 mil vagas temporárias serão abertas neste período, o maior recorde nos últimos 10 anos. O ramo industrial é um dos maiores destaques neste levantamento, e a indústria gráfica GIV Online já deu início a novas contratações

Os estabelecimentos já deram início à campanha de descontos da Black Friday e o consumidor brasileiro já começou a realizar  compras para o Natal de 2023. 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que haja um aumento nas vendas de 5,6% em comparação ao ano anterior.

Para a CNC, essa alta resultará na contratação de 108,5 mil trabalhadores temporários, o maior índice de contratações desde 2013, quando foram abertas 115,5 mil vagas de trabalho.  

Para a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a previsão é que abram cerca de 470 mil novas vagas temporárias neste período de fim de ano, e ainda prevê que o maior aumento no volume de contratações, considerando os últimos três meses do ano, será o setor industrial, com 55% de novas contratações, seguido do setor de serviços, com 30% e o comércio, com 15%.  

Uma das empresas do ramo industrial que tem aberto vagas temporárias neste período, é a indústria gráfica GIV Online que abriu oportunidades de trabalho para o setor de acabamento, almoxarifado, além de vagas para arte-finalistas. 

Para o coordenador de marketing Victor Nakamura da indústria gráfica GIV Online, a alta projeção de contratações no ramo industrial é resultado da grande oferta e procura de materiais gráficos personalizados para todos os segmentos, principalmente nessa época do ano em que o mercado está bem aquecido.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as maiores oportunidades de efetivação das vagas temporárias estão nos ramos de hiper e supermercados que abriu (45,47 mil vagas); vestuário (25,17 mil vagas); utilidades domésticas e eletrodomésticos (15,98 mil vagas); livrarias e papelarias (9,31 mil vagas); e móveis e eletrodomésticos (5,7 mil vagas).

“De todas as vagas temporárias que já abrimos neste último trimestre, 93% delas têm chances de efetivação, visto que a indústria está em constante expansão, com distribuição de impressos personalizados em todo o Brasil”, afirma Victor Nakamura da GIV Online. 

O Estado de São Paulo será responsável pela abertura de 28,41 mil vagas temporárias; Minas Gerais abrirá 12,13 mil vagas; Paraná terá 9,14 mil; e, por último, Rio de Janeiro, abrirá 7,96 mil novas vagas, aponta pesquisa da CNC.