Início » Prefeitura recebe minuta de anteprojeto de Lei de Inspeção Predial para análise técnica do Implurb
Destaque

Prefeitura recebe minuta de anteprojeto de Lei de Inspeção Predial para análise técnica do Implurb

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai analisar um anteprojeto de lei que institui o Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP), visando ampliar a segurança de moradores de prédios e edifícios na capital, especialmente os verticalizados, e suas instalações.

O texto foi apresentado ao diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, nesta terça-feira, 25/4, pelo vereador Antonio Peixoto e pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Amazonas (Ibape-AM), Frank Albert Soares Araújo. A legislação trata de questões relativas à segurança em engenharia, edificações e condomínios residenciais, comerciais, industriais e públicos.

Para Valente, a proposta visa proteger a população e oferecer condições preventivas para a longevidade das edificações. “Recebemos o vereador e membros do Ibape-AM para a apresentação do texto preliminar da Lei de Autovistoria, implementando o laudo técnico na cidade, a exemplo do que já existe em outras capitais brasileiras. O anteprojeto prevê o tratamento de forma preventiva de anomalias que porventura surjam”, comentou.

O engenheiro completou ser importante prevenir e tomar ações no tempo adequado sobre anomalias e patologias que ocorrem em construções, buscando evitar futuros sinistros. “Vamos analisar o texto de forma técnica e ver se não se sobrepõe ou extrapola a competência legal e jurídica do órgão. O Implurb tem competências privativas e peculiares. Vamos buscar contribuir para melhoria ou fazer ajuste de texto caso seja necessário, de forma técnica, para uma legislação trabalhada a seis mãos”, disse Valente.

O vereador Peixoto lembrou que a legislação está sendo construída a várias mãos, incluindo o Legislativo, o Ibape e agora o Implurb. “Fomos procurados pelo Ibape com a preocupação com as instalações prediais, especialmente as verticais, de prédios com mais de uma década sem uma inspeção certificada. E como temos vidas dentro desses condomínios e prédios, a lei visa proteger a vida humana. A proposta é fazer inspeção predial regular, com a elaboração de um laudo periodicamente, que possa ter um planejamento de manutenções necessárias, predial e estrutural, para corrigir e até evitar futuros incidentes e acidentes já registrados na capital, em edificações”, falou o parlamentar.

O Ibape foi fundado em 1957 e é uma entidade federativa nacional de caráter técnico com um histórico institucional construído por meio de ações pioneiras ligadas ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da engenharia e da arquitetura atuantes nos campos das avaliações de bens e das perícias.