Início » Dia do Estudante: Secretaria de Educação destaca histórias de alunos que tiveram a vida transformada pela educação
Educação

Dia do Estudante: Secretaria de Educação destaca histórias de alunos que tiveram a vida transformada pela educação

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Do Ensino Regular à Educação de Jovens e Adultos, alunos e ex-alunos compartilham experiências dentro e fora do universo escolar

Comemorado nesta sexta-feira (11/08), o Dia do Estudante é uma oportunidade de destacar as histórias de vida que foram mudadas por meio da educação. Nas escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar oportuniza a construção de um futuro melhor, por meio do trabalho da equipe educacional, com os mais de 400 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da capital e do interior.

Foi com o olhar atento de uma professora, que o aluno Luan Gama, de 10 anos, voltou a ter vontade de estudar e participar das atividades da Escola Estadual (EE) Libertador Simon Bolívar, onde estuda até hoje. Luan, que é um estudante superdotado, precisa de especificidades em seu plano de estudos, oferecidas pela equipe pedagógica da escola.

“Eu acho que todo estudante deve continuar estudando e se esforçando, porque o estudo pode nos levar a lugares que a gente nem imagina, mudando a realidade das nossas vidas. Estudar realmente vale a pena”, disse Luan.

Luan foi a primeira criança do Amazonas a participar do quadro “Pequenos Gênios”, do programa “Domingão com Huck”, da rede Globo, chegando até às semifinais. O discente, que aprendeu a ler aos 3 anos, se destaca em temas como Matemática, Raciocínio Lógico, Português e Geografia.

Rede estadual e inclusão

A rede estadual de ensino também é um espaço de inclusão para seus estudantes. Esse é o caso de Ytalo Freitas, 22, aluno com múltiplas deficiências e que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da modalidade da EJA.

Ytalo é aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire, localizado no Centro de Manaus, e conta com o apoio integral da equipe pedagógica da escola, segundo o tutor e pai do estudante, Telmo Pereira.

“O meu filho tem múltiplas deficiências, motora, física, visual e intelectual. Ele não verbaliza e durante a vida escolar dele, enfrentamos muitos desafios. Hoje, o Ytalo está sendo assistido de modo inclusivo, com um professor de apoio, que atende às necessidades básicas dele referentes à aprendizagem. São construídos materiais adaptados de acordo com as especificidades educativas do meu filho”, ressaltou Telmo.

Ytalo é um dos mais de 7,1 mil alunos da Educação Especial matriculados na rede estadual de ensino, e um dos mais de 40 mil da EJA. De acordo com o pai dele, o aluno não gosta de faltar às aulas.

“Ytalo é um aluno bastante interessado, gosta de estudar, não gosta de faltar aula e interage com os colegas, professores e funcionários. Ele se sente bem na escola e eu vejo com orgulho, satisfação e muito prazer a evolução educacional do meu filho”, comentou o pai de Ytalo.

Ensino Mediado e oportunidades

Em mais de 2 mil turmas em todo o Amazonas, o Ensino Mediado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação, atende a mais de 26 mil alunos, oferecendo educação de qualidade às comunidades e municípios mais distantes do estado. Foi assim que Alessandra Santiago, ex-aluna do Ensino Mediado, formou-se na EE Coronel Fiúza, no município do Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), em 2021.

“Comecei no Ensino Mediado em 2019, no início do Ensino Médio. No começo foi muito diferente, novas matérias, novas dinâmicas de estudo. Depois, nos acostumamos e entendi a importância do Ensino Mediado e, também, dos outros programas. Ampliei meus estudos pelo projeto ‘Conquistar’ e hoje valorizo muito essas iniciativas”, enfatizou.

Atualmente, Alessandra é profissional do Cemeam, o centro da secretaria que produz os conteúdos ministrados no Ensino Mediado. A jovem conta que, com a experiência adquirida, o sonho dela agora é ser professora de Língua Inglesa e ministrar aulas no próprio Ensino Mediado, modalidade que a formou.

“Sempre quis ser professora, levar a educação para minha comunidade. Hoje, depois de entender como o Ensino Mediado é realizado, tenho vontade de contribuir dessa maneira, aqui. Vou começar meus estudos no ano que vem e esse é o meu objetivo”, compartilhou Alessandra.

O Cemeam foi recentemente um dos vencedores da primeira edição do “Prêmio YouTube Educação Digital”, na categoria “Parceiro da Educação Digital – Instituições Públicas”. O centro conquistou o título após ter os conteúdos educacionais avaliados por especialistas em educação, da equipe YouTube Brasil e da representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

Da Escola Para o Trabalho

O projeto “Da Escola Para o Trabalho”, que integra o Programa Educa + Amazonas, da Secretaria de Educação, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021, oferece no contraturno escolar dos estudantes a oportunidade de realizar um curso técnico, com diploma reconhecido no mercado de trabalho. Desde a criação, mais de 420 estudantes já saíram do Ensino Médio encaminhados para o mercado de trabalho.

Esse é o caso do ex-aluno Hélio Vieira, que finalizou o Ensino Médio na EE Ruy Araújo no ano passado. Durante o período, Hélio realizou o curso técnico de Administração e, segundo ele, hoje atua na área graças aos aprendizados.

“Eu já pretendia atuar na área e a oportunidade apareceu no momento certo. Por estudarmos no contraturno da escola, facilitava demais nossa rotina. Quando finalizamos, saí com a mente completamente diferente. Posso dizer que o curso me deu uma profissão, um direcionamento. É uma iniciativa que pode ajudar muitos outros estudantes”, declarou Hélio.

Realizado desde 2021, o projeto “Da Escola Para o Trabalho” integra o programa Educa + Amazonas da Secretaria de Educação, lançado pelo governador Wilson Lima.

O projeto, que é realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica (Cetam), oferece os cursos técnicos de Administração, Computação Gráfica, Rede de Computadores, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Suporte e Manutenção em Informática,  Informática para Internet, Estética, Marketing e Recursos Humanos.

Com informações da assessoria.