Início » Projeto do Governo do Amazonas comemora 2 anos com quase 3 mil profissionais da educação certificados
Educação

Projeto do Governo do Amazonas comemora 2 anos com quase 3 mil profissionais da educação certificados

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Cepan Digital, fruto do programa Educa+Amazonas, é desenvolvido pela Secretaria de Educação por meio do Cepan

Aproximadamente 3 mil profissionais da educação foram certificados em 2 anos do projeto Cepan Digital, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, executado por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan). O Cepan Digital é um dos projetos que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021, pelo governador Wilson Lima. A ação concede formação continuada no formato de Educação à Distância (EaD) aos profissionais da rede pública estadual de ensino.

A iniciativa é fruto de um percurso de experiências positivas, na oferta da modalidade de EaD, realizadas pelo Cepan, da Secretaria de Educação, nos últimos anos, por meio de propostas inovadoras, com flexibilidade, acesso diversificado e eficiência nos processos de certificação. O mesmo possui Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e um Sistema de Inscrição para os cursos realizados.

A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, reforçou a atuação do Governo do Estado em realizar a formação continuada dos profissionais da educação do Amazonas.

“É com muito orgulho que comemoramos as conquistas ao longo desses 2 anos de Cepan Digital. O governador Wilson Lima tem um compromisso com a educação e o fruto deste trabalho é colhido diariamente, por meios das ações desenvolvidas em prol da qualidade ensino”, pontuou a secretária Kuka.

Cursos

O Cepan Digital desenvolve as atividades formativas relacionadas à oferta dos cursos em EaD de forma dinâmica, de acordo com a habilidade dos docentes que compõem a equipe. Para isso, passa-se por diversas etapas como por exemplo, a seleção de professores conteudistas, para o preparo do material, até que este fique pronto e colocado no AVA, para o start do curso.

De acordo com a diretora do Cepan, Adriana Boh, o projeto é uma importante ferramenta para a execução das demandas formativas dos educadores do Amazonas.

“O Cepan Digital contribui para a consolidação das políticas educacionais aqui da Secretaria de Educação. Assim, também, como contribui para o processo de formação continuada dos profissionais da educação das redes municipais do Amazonas. Dessa forma, iniciativas como esta priorizam umas das metas do Plano Nacional de Educação e fortalecem a política de formação continuada do nosso estado”, explicou a diretora, Adriana Boh.

Desde a criação, em 11 agosto de 2021, o Cepan Digital já ofereceu 36 cursos, entre os quais: Formação de Professores de Educação Física: Obesidade Infantil nas Perspectiva da Formação Tridimensional Humana, Itinerários formativos para professores e gestores/ UCC – Educação Fiscal, Financeira e Empreendedora, O Papel da Equipe Gestora no cuidado e bem-estar da Comunidade, Ferramentas Google para Professores, dentre outros.

Com informações da assessoria.