Início » Sidney Leite é nomeado coordenador da Comissão Externa instalada na Câmara Federal para avaliar o Censo do IBGE
Política

Sidney Leite é nomeado coordenador da Comissão Externa instalada na Câmara Federal para avaliar o Censo do IBGE

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), foi nomeado coordenador da Comissão Externa instalada na Câmara Federal para avaliar o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vem apresentando uma série de falhas ao reduzir drasticamente a população de quase 800 municípios do país, sendo 37 só no Amazonas.

De acordo com o parlamentar, muitos municípios tiveram um decréscimo relevante, refletindo diretamente na execução de políticas públicas, como o Rio de Janeiro, onde o órgão precisou pedir ajuda do município para realizar as medições.

“Isso tem um reflexo muito grande não só na execução de políticas púlicas, mas também no repasse de recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Muitos municípios deixaram de crescer porque o censo foi feito errado, e em cidades como o Rio de Janeiro, o IBGE nos últimos momentos pediu ajuda do município para disponibilizar os Agentes Comunitários de Saúde”, conta o coordenador.

No Amazonas, dos 62 municípios, 37 sofreram perdas nos dados populacionais que foram realizador no período da vazante, momento em que os rios secam e o acesso às localidades se torna ainda mais difícil.

“Essa luta é para fazer justiça porque as pessoas moram em municípios, então precisamos garantir o recurso necessário para o financiamento das políticas públicas a serem executadas, como assitência social, saúde e geração de emprego e renda”, destaca.

Sidney disse ainda que essa perda no FPM deverá refletir também do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), já que a queda no repasse significa menos recursos para a educação, estrutura, manutenção e pagamento dos profissionais.