Início » Adaf recebe apoio da Aleam para fortalecimento do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa
Amazonas Destaque

Adaf recebe apoio da Aleam para fortalecimento do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa

Presidente da Comapa, Cristiano D’Ângelo mostrou-se sensível às pautas da Defesa Agropecuária

Procurada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sinalizou apoio ao Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), em reunião realizada na última terça-feira (21), na Assembleia.

O diretor-presidente da autarquia, José Omena, expôs ao presidente da Comissão, deputado Cristiano D’Ângelo (MDB), a importância de fortalecer o programa para manter o status sanitário de livre de aftosa sem vacinação nos 13 municípios que já receberam o reconhecimento internacional e ampliar a conquista sanitária para as 49 cidades onde a imunização ainda é obrigatória.  

“A Adaf vem trabalhando fortemente para cumprir os requisitos do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para retirar a vacinação em todo o Estado. Para isso, queremos contar com o apoio de parlamentares como o deputado Cristiano D’Ângelo, que nos recebeu de portas abertas”, disse Omena.

O encontro também teve a participação do presidente da Federação da Agricultura do Estado (Faea), Muni Lourenço, e do Superintendente Federal da Agricultura substituto, Vinícius Lopes. “Essa visita ao deputado Cristiano D’Ângelo consolida o apoio da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa, presidida pelo mesmo, ao esforço do fortalecimento da defesa agropecuária e da busca da meta de retirada da vacina da aftosa no restante dos municípios amazonenses”, destacou Muni.

Vinícius Lopes, do Mapa, está otimista sobre o possível reconhecimento do Amazonas como zona livre de aftosa sem vacina. “Sob o protagonismo da Faea, da Adaf, dentre outros atores institucionais, várias iniciativas em curso apontam para um cenário bastante promissor, a curto e médio prazo. Certamente, o envolvimento da Comissão de Agricultura da ALE-AM, atualmente presidida pelo nobre deputado Cristiano D’ Ângelo, reforça esses arranjos e traz mais força à concretização dessas iniciativas”, disse o superintendente substituto.

Outro pleito apresentado ao deputado foi a necessidade de convocação de mais aprovados no concurso público que a Adaf realizou em 2018. A validade do certame expira no final de abril, e mais de 70 profissionais ainda podem ser convocados, fortalecendo o quadro de pessoal da autarquia.

O parlamentar assegurou total apoio às pautas apresentadas pelas lideranças. “Faço questão de aproximar a Comapa quanto às questões comunitárias, especialmente quando se trata de medidas necessárias que evitam prejuízos aos criadores e garante a qualidade de vida dos animais, como na campanha de vacinação e combate à febre aftosa”, afirmou.