Início » Brasil detém 40% dos investimentos em Data Centers
Notícias Corporativas

Brasil detém 40% dos investimentos em Data Centers

País é o líder na América Latina, posição que se consolida com a crescente dependência de serviços online e armazenamento de dados. Cenário faz da confiabilidade da infraestrutura de DCs uma prioridade para empresas e governos.

O Brasil consolida de forma consistente sua posição de líder em investimentos em Data Centers (DCs) na América Latina, com a concentração de 40% dos aportes realizados na região. Observa-se nos últimos anos um expressivo aumento no número de empresas que buscam expandir e fortalecer em território brasileiro as suas operações por meio do estabelecimento de Data Centers de classe mundial.

O mercado nacional foi avaliado em US$ 2,23 bilhões e estima-se que vai saltar para US$ 3,69 bilhões até 2027, segundo levantamento da Arizton, empresa de pesquisa e inteligência de mercado com atuação mundial e sede na Irlanda.

Com a crescente dependência de serviços online e armazenamento de dados críticos, a confiabilidade da infraestrutura de Data Centers tornou-se uma prioridade crítica para empresas e governos. A Everest Digital, por exemplo, empresa do Grupo Soluti, detentora do primeiro Data Center Tier III do Centro Oeste do Brasil, prioriza essa abordagem focada em segurança e disponibilidade.

Em novembro, a Everest Digital finalizou o ciclo de Certificação Tier III com a conquista do Selo de Operações, após um rigoroso processo de validação que atesta o mais alto padrão de nível de operação e qualidade de processos. Com o reconhecimento, tornou-se uma das quatro empresas de Data Center no Brasil a obter a Certificação de Projeto, Construção e Operação Tier III.

“Entendemos a importância de aprimorar nossos padrões de segurança e disponibilidade para garantir confiança e atender às crescentes demandas de nossos clientes e, por isso, investimos em certificações internacionais, que ratificam a segurança e disponibilidade dos nossos Data Centers”, afirma Gleysson Araújo, CEO da Everest Digital.

A infraestrutura e os serviços oferecidos pela Everest Digital se inserem em um mercado que abrange praticamente todos os setores da economia, desde o agronegócio, passando pela área de saúde, varejo, até mesmo empresas de Data Centers que se especializaram no serviço de colocation, e estabelecem parcerias para contar com os serviços oferecidos pela empresa.

Continuidade dos negócios e proteção dos dados

Eduardo Gomes, gerente de cibersegurança na TÜV Rheinland, empresa que atua na certificação assistida de infraestrutura de Data Centers, enfatiza a importância da certificação da infraestrutura: “A certificação assistida da infraestrutura dos Data Centers é essencial para evidenciar que foram implementadas medidas que permitem a continuidade dos negócios e a proteção dos dados. Atesta a confiabilidade e a integridade das instalações, garantindo que os sistemas estão em conformidade com requisitos estabelecidos em normas nacionais e internacionais.”

A ênfase na infraestrutura desses Data Centers, além de garantir a disponibilidade dos serviços críticos, também solidifica a reputação do Brasil como líder na América Latina em infraestrutura digital confiável e de alto desempenho, ressalta Eduardo Gomes. “À medida que o país mantém seu ritmo de crescimento no setor, o compromisso com a segurança e a certificação da infraestrutura permanecerá fundamental para sustentar essa liderança na região, avalia o gerente de cibersegurança na TÜV Rheinland.