Início » Tratamento de próstata: agora disponível em Bauru
Brasil Notícias Corporativas

Tratamento de próstata: agora disponível em Bauru

A hiperplasia prostática ou aumento benigno da próstata é uma condição que afeta cerca de 50% dos homens aos 50 anos e 80% aos 70 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

O tratamento mais recente para diminuir o tamanho da próstata por meio não invasivo, foi autorizado pela Anvisa no ano passado quando os primeiros procedimentos começaram no Brasil. A técnica chamada de “REZUM” foi usada pela primeira vez por especialistas do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, e agora chega a Bauru e região como mais uma forma de combater à hiperplasia prostática benigna (HPB), relacionada ao aumento exagerado da próstata e que causa alguns sintomas do trato urinário. 

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista (SOBRICE) os sintomas relacionados à HPB são mudanças no jato urinário, que pode ser interrompido ou fraco, necessidade urgente de esvaziar a bexiga, vazamento urinário, sensação de bexiga cheia, mesmo depois de urinar, urinar com mais frequência, especialmente à noite. Ainda de acordo com a SOBRICE, os pacientes também podem apresentar sintomas como infecção na urina, infecções urinárias de repetição e o desenvolvimento de pedras no interior da bexiga. Em casos mais severos de hiperplasia prostática, podem acontecer retenção urinária (incapacidade de urinar) e insuficiência renal, embora isso seja menos comum.  

 

A Sociedade Brasileira de Urologia estabelece em suas Diretrizes Sobre Hiperplasia Prostática Benigna que o tratamento inicial envolve a utilização de medicamentos. No entanto, quando há falha ou intolerância ao tratamento medicamentoso, os pacientes precisam se submeter a um procedimento cirúrgico que segundo o Dr. Carlo Passerotti, responsável pelo Setor de Urologia do Hospital Oswaldo Cruz e que estava entre os médicos que realizaram o primeiro procedimento com a técnica REZUM no Brasil, o procedimento clássico é a ressecção endoscópica da próstata. “A ressecção endoscópica é um procedimento invasivo, com uma duração cirúrgica mais longa, em média de 3 dias de internação e tem como efeito colateral a ejaculação retrógrada, presente na maioria dos casos. Bem diferente do REZUM não tem o efeito colateral da ejaculação Retrógrada e a recuperação do paciente é bem mais rápida”, afirma. 

 

Para o urologista José Carlos Truzzi, também um dos precursores da técnica no Brasil, o REZUM consiste no uso da videolaparoscopia para guiar uma cânula até a região da próstata e com o uso de vapor de água diminuir o tamanho do órgão. “É um procedimento que se mostrou rápido e eficaz. O REZUM é realizado sob sedação anestésica e o paciente pode retornar para casa uma hora depois do procedimento”, explica o especialista antes de acrescentar que “a técnica REZUM representa um avanço significativo no tratamento da hiperplasia da próstata. Ela oferece uma opção minimamente invasiva, com resultados eficazes e recuperação rápida para os pacientes”. 

  

O urologista Dr. Ronaldo Maia destaca ainda uma outra vantagem do REZUM em relação aos tratamentos tradicionais, “o REZUM reduz em mais de 90% os riscos da ejaculação retrógrada, que ocorre quando o esperma não é expelido e retorna para o corpo, afirmam os especialistas que se uniram para levar essas e outras técnicas para tratar “. O Dr. Ronaldo se uniu aos doutores José Carlos Truzzi e Carlo Passerotti para criarb a Clínica Veritas e permitir o acesso à técnica REZUM e a outros procedimentos não invasivos e que utilizam até cirurgia robótica para tratar problemas do aparelho urinário sem que precisem se deslocar até a capital do estado. 

 

Sobre os médicos:

Dr. Carlo Passerotti:

CRM 100530

Dr. Carlo Passerotti estudou medicina, Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (EPM). Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Dr. José Carlos Truzzi:

CRM SP 70519

Dr. José Carlos Truzzi é Doutor em Urologia pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo). É Coordenador do Setor de Urologia do Grupo Fleury e atual Chefe do Departamento de Urologia Feminina e Disfunções Miccionais da Confederação Americana de Urologia (CAU).

 

Dr. Ronaldo Maia:

CRM 93440 

Dr. Ronaldo Maia é Doutor em Urologia pela USP, Urologista reconhecido pelo seu trabalho como diretor do Hospital do Rim, em São Paulo, uma das referências em atendimento de urologia no Brasil.