Início » Alta nos aluguéis faz proprietários buscarem soluções
Notícias Corporativas

Alta nos aluguéis faz proprietários buscarem soluções

Conforme os índices do FipeZAP+ de julho de 2023, os imóveis de locação residencial tiveram alta de 1,35% no mês e acumulam 16,27% de alta em 12 meses

O mercado de aluguéis no Brasil revela uma sequência de preços médios e rentabilidade mais elevados para proprietários, mas que, consequentemente, provoca a busca de soluções para atrair os olhares dos futuros inquilinos. É o que mostra a pesquisa do Índice FipeZap+ de Locação Residencial do mês de julho de 2023. Conforme os dados, a alta do último mês foi de 1,35% no aluguel residencial, chegando a 16,27% de alta acumulada nos últimos 12 meses.

Para a metodologia que acompanha o mercado de locação, essa variação mensal de preços de locação fica acima do comportamento dos principais índices de preço no Brasil.

O diretor de aluguéis do grupo imobiliário Auxiliadora Predial, Mário César Soares, comenta essa movimentação, já que, diante dessa oportunidade de rentabilidade para proprietários, o desafio, por outro lado, é o de atrair inquilinos para fechar novos contratos. “Temos notado, por parte dos proprietários, um grande desejo de valorizar os bons espaços de seus imóveis. Antes divulgados de forma comum e sem grandes destaques, agora a intenção é despertar o desejo tratando imóveis incríveis com os atributos que oferecem. Para o inquilino, é a chance de viver em um apartamento pronto para entrar e morar, por exemplo, por um custo-benefício muito regulado em termos de valores”.

Uma solução para quem busca esses imóveis e para os proprietários que desejam valorizar cada detalhe, da sacada ao ar-condicionado, são as curadorias feitas pelas imobiliárias. “Curadorias específicas de imóveis são criadas justamente para atender essa demanda: uma vitrine que possa destacar os imóveis que estão em boas condições, que proporcionam muito conforto e que estão localizados em bairros de desejo. Dessa forma, o proprietário tem novos argumentos de divulgação, e o inquilino vê geração de valor no produto estando cara a cara com tantas vantagens”, completa Soares.

Através dessas ferramentas, segundo o especialista, os proprietários conseguem aproveitar o momento de alta rentabilidade e, ao mesmo tempo, vencem o desafio de atrair inquilinos, unindo a boa oferta de imóveis com a procura por espaços prontos para morar.