Início » Semsa oferece Coronavac para aplicação em esquema primário de vacinação contra a Covid-19
Manaus Saúde

Semsa oferece Coronavac para aplicação em esquema primário de vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Manaus informa que está disponibilizando, a partir desta segunda-feira, 15/1, doses da Coronavac para usuários que estão iniciando ou dando continuidade ao esquema primário de vacinação contra a Covid-19. O imunizante está sendo ofertado em 13 unidades de referência gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas em todas as zonas da área urbana da capital.

A oferta da vacina Coronavac atende a estratégia da Semsa Manaus de imunização contra a Covid-19, suprindo a falta do imunizante Pfizer adulto na rede municipal de saúde e está sendo indicada para pessoas a partir de 12 anos de idade, como primeira ou segunda dose do esquema vacinal primário.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que a intercambialidade das vacinas é prevista na Nota Técnica nº 53/2003, do Ministério da Saúde. “No caso da aplicação como segunda dose, é preciso observar o prazo de intervalo recomendado para a vacina utilizada na primeira dose, seja ela Pfizer, Janssen, AstraZeneca ou a própria Coronavac”, informa.

“Embora recomende a aplicação do mesmo imunizante na primeira e segunda doses do esquema básico, o ministério admite a aplicação de vacinas diferentes, nos casos de falta daquela que foi utilizada na primeira aplicação ou de contraindicações específicas”, aponta Isabel.

Reforço

Além das vacinas monovalentes, utilizadas como 1ª e 2ª doses para pessoas com idade a partir de 6 meses, e como dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos que não integram grupos prioritários, a Semsa continua ofertando a vacina bivalente, como primeira dose de reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos e adolescentes de grupos com maior vulnerabilidade a formas graves da Covid-19.

A vacina bivalente também está disponível nas unidades da rede municipal como segunda dose de reforço para idosos a partir dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos.

Para se informar quanto às doses de vacina recebidas e a receber, os usuários podem consultar a plataforma online Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), bastando informar o número do CPF.

Confira as unidades de referência para aplicação da Coronavac e seus horários de funcionamento:

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/n, Lago Azul – 8h às 17h

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/n, conjunto Ribeiro Júnior, Cidade Nova – 8h às 20h

USF Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina – 8h às 20h

Zona Sul

Clínica da Família Dr. Antônio Reis – Rua Escandinávia, s/n, São Lázaro – 8h às 17h

USF Lourenço Borghi – Travessa S6, s/n, Japiim – 8h às 17h

USF José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Flores – 8h às 20h

Zona Leste

Clínica da Família Severiano Nunes – Rua das Dálias, s/n, Jorge Teixeira – 8h às 17h

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/n, São José Operário – 8h às 20h

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/n, Zumbi dos Palmares – 8h às 20h

Zona Oeste

UBS Lindalva Damasceno (UBS Móvel) – Rua Linária, s/n, Tarumã (ao lado da escola municipal Maria Serafina Sinque) – 8h às 17h

Policlínica Djalma Batista – Rua Teotônio Vilela, s/n, Compensa – 8h às 17h

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/n, Glória – 8h às 20h

USF Leonor de Freitas – Av. Brasil, s/n, Compensa – 8h às 20h