Início » Gerenciamento correto do amianto contribui para saúde
Notícias Corporativas

Gerenciamento correto do amianto contribui para saúde

O amianto é um mineral perigoso que pode causar câncer e doenças pulmonares. É importante gerenciar o amianto de forma responsável para proteger a saúde pública e o meio ambiente. Isso envolve identificar, remover e descartar o amianto de forma segura.

O gerenciamento adequado do amianto, conhecido também como asbestos, é realizado para garantir a segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente. Essa fibra mineral foi amplamente utilizada no passado devido às suas propriedades isolantes e resistentes ao calor, mas apesar dos benefícios de sua utilização, podem apresentar riscos à saúde, associando-o a doenças graves como câncer e doenças pulmonares.

Os materiais ou resíduos contendo fibras de amianto, durante a sua manipulação e/ou uso, podem liberar fragmentos respiráveis que contaminam o meio ambiente e são prejudiciais à saúde.

O processo de gerenciamento do amianto envolve diversas etapas, começando pela identificação das fontes desse mineral em edifícios e outras estruturas. Uma vez detectado, é crucial que sejam adotadas medidas seguras para sua remoção, visando proteger tanto os trabalhadores envolvidos quanto o público em geral. A remoção de materiais contendo amianto deve ser conduzida de acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e com a utilização de equipamentos de proteção coletivos/individuais adequados.

Após a remoção, é necessário o correto acondicionamento e transporte do amianto, seguindo as legislações específicas para seu descarte ambientalmente adequado. Ressalta-se que a destinação final inapropriada poderia causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública.

A conscientização sobre os perigos do amianto é fundamental para que sejam tomadas medidas preventivas e corretivas em relação a esse mineral. Empresas e profissionais que lidam com construções antigas ou atividades que envolvam amianto devem estar bem informados e preparados para adotar as melhores práticas de gerenciamento.

No cenário atual, muitos países têm restringido ou proibido a utilização do amianto em novas construções e materiais, buscando proteger a saúde de seus cidadãos e promover alternativas mais seguras. Mais de 60 países no mundo já baniram o amianto e inclui o Brasil, que desde 2017 baniu o uso de todos os tipos de amianto no País. Essa mudança é um passo positivo em direção a um futuro livre do amianto, mas ainda é necessário gerenciar adequadamente as fontes existentes desse mineral.

O gereciamento adequado do amianto deve buscar soluções eficientes e seguras. Com a devida atenção e respeito às normas ambientais e de saúde, é possível minimizar os riscos associados a esse mineral e trabalhar em prol de um ambiente mais saudável para todos.

Em suma, o gerennciamento responsável de amianto é essencial para proteger a saúde pública e o meio ambiente. É um trabalho que exige conhecimento técnico, cuidado, e a compreensão dos impactos que as fibras de amianto pode causar. Priorizar a segurança e a preservação do ambiente é um compromisso coletivo que deve ser compartilhado por todos os envolvidos.

A GreenView lembra que para a realização do Gerenciamento de Amianto é necessária a contratação de empresa de consultoria ambiental, com corpo técnico composto por profissionais habilitados. Para mais informações, basta acessar o site: https://greenviewgv.com.br/