Início » Barroso enfrenta hostilidades em evento da UNE e afirma: ‘O bolsonarismo foi derrotado por nós’
Política

Barroso enfrenta hostilidades em evento da UNE e afirma: ‘O bolsonarismo foi derrotado por nós’

Yuri Salavador/Divulgação UNE

Ministro do STF, Barroso, menciona derrota do bolsonarismo em discurso no Congresso da UNE. Plateia exibe faixa crítica e chama de ‘inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016’.

— Nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas — falou o magistrado.

O discurso de Barroso defendeu também o livre direito à manifestação e criticou a ditadura. Ele estava acompanhado no palco do ministro da Justiça do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Dino.

— Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos. (…) Nós percorremos um longo caminho para que as pessoas pudessem se manifestar de qualquer maneira que quisessem — disse.

Piso da enfermagem

Barroso virou alvo de protestos por conta da discussão para implementação do piso salarial para a enfermagem. No início deste mês o STF definiu que o piso nacional da enfermagem deve ser pago aos trabalhadores do setor público pelos estados e municípios na medida dos repasses federais.

Por voto médio, o Tribunal definiu que prevalece a exigência de negociação sindical coletiva como requisito procedimental obrigatório, mas que, se não houver acordo, o piso deve ser pago conforme fixado em lei.

Reação bolsonarista

Após as falas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro reagiram às declarações. Pelas redes sociais, eles afirmaram que vão entrar com um pedido de impeachment contra o ministro do STF.https://d-28764700481230819494.ampproject.net/2306301917000/frame.html

“A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de “exercer atividade político-partidária”, previsto no art. 39, da lei 1079/50”, publicou o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara.

Quem também comentou a fala de Barroso foi o filho de Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro. Em sua conta no Twitter, ele compartilhou um trecho do do discurso do ministro e afirmou que o país “é uma piada”.

“Viva a lisura do processo eleitoral, a independência entre os poderes, a democracia relativa e dá-lhe Venezuela! Esse país é uma piada”, escreveu Bolsonaro.

“Perdeu, mané!”

Esta não foi a primeira vez que o ministro foi alvo da ira dos apoiadores do ex-presidente. Após a divulgação da vitória de Lula nas eleições de 2022, o ministro respondeu com a expressão “perdeu, mané” uma bolsonarista que o abordou na rua.

Ao ser questionado como estava, o magistrado disse que estava “feliz pelo Brasil”. A mulher passou, então, a seguir Barroso pela rua, criticando a atuação do Supremo.

— Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo que nós vamos ganhar essa luta? Cuidado, o povo brasileiro é maior que a Suprem Corte. Você não vai ganhar o nosso país. Foge! —, ela diz.

Após ser acuado pela bolsonarista, o ministro entra em uma loja. Mas antes, ele responde a manifestante:

“Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passe bem”, falou o juiz do STF.

De O Globo.