Início » Livro Cogumelos, ilustrado por Goeldi, será lançado em Belém
Notícias Corporativas

Livro Cogumelos, ilustrado por Goeldi, será lançado em Belém

Obra do escritor alagoano Breno Accioly ilustrada por Goeldi, será lançada pelo sobrinho Rommel Accioly

Breno Aciolly, um dos maiores escritores de todos os tempos – filho de um desembargador nascido em Ipanema no interior de Alagoas em 1921 e falecido no Rio de Janeiro aos 45 anos – terá seu livro “Cogumelos” reeditado com ilustrações de Oswaldo Goeldi como na  primeira edição de 1949.

A iniciativa partiu de seu sobrinho, Rommel Aciolly, que, em parceria com a Oswaldo Goeldi Associação Artística Cultural, homenageia esse ícone da literatura brasileira.

Breno Aciolly, graduou-se pela Universidade de Medicina do Rio de Janeiro em 1946 na universidade de Ciências Médicas. Estreou em 1944, ainda aluno, com o livro “João Urso”, que, foi bem recebido e aclamado pela crítica. Recebeu também o prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio” Graça Aranha” da Fundação Graça Aranha. Em 1955, Breno Aciolly redigiu seu primeiro romance, Dunas e em 1962 lançou “Os Cata Ventos”.

Os contos de Breno Aciolly resumem-se em estudos psicopatológicos e cinematográficos.

Segundo a curadora Lani Goeldi, sobrinha-neta de Oswaldo Goeldi e gestora deste projeto, a iniciativa do sobrinho Rommel Aciolly em reeditar esta obra marca o encontro do escritor com o gravador Oswaldo Goeldi na década de 40.

Esta nova edição terá como encarte um dos desenhos de Oswaldo Goeldi publicado na época e o lançamento da obra será realizado pelo sobrinho Rommel Aciolly, na cidade de Belém, na sede da Academia Paraense de Letras no dia 06/09/2023 às 19h, e posteriormente em outubro na cidade de São Paulo.