Início » Aquecimento do setor de energia fotovoltaica incentiva novos empreendimentos
Notícias Corporativas

Aquecimento do setor de energia fotovoltaica incentiva novos empreendimentos

Nos oito primeiros meses deste ano, ocorreu uma expansão da capacidade instalada da matriz de 7 Gigawatts; empresa mineira ampliou atuação para novos nichos de negócios

O setor de energia solar fotovoltaica vem crescendo no mundo. No Brasil, não é diferente. Entre janeiro e agosto deste ano, ocorreu uma expansão recorde da capacidade instalada da matriz elétrica de 7 Gigawatts (GW), sendo 6,2 GW de origem nas fontes solar e eólica. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), neste momento, a energia solar corresponde a 15,4% da matriz elétrica brasileira.

Segundo a associação, em setembro, a fonte de energia solar fotovoltaica atingiu novos recordes na média diária, com 7.864 MW médios atendendo a 9,55% da demanda por eletricidade no Brasil, e na máxima diária, com 23.930 MW às 11h, equivalente a 30,4% da demanda nacional naquele instante. No mês em questão, 9,1% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada pela fonte solar fotovoltaica.

Em meio a esse cenário, a integradora SolarVolt vem se consolidando no Brasil com soluções e alternativas que potencializam e desenvolvem a área. Para oferecer mais um serviço ao setor de energia solar, a empresa lançou a Solve O&M, uma nova empreitada do grupo, que se concentra em usinas de minigeração e utiliza análise preditiva baseada em engenharia de dados para atender às necessidades dos sistemas. Atualmente, a spin-off da empresa mineira possui clientes atendidos em contratos anuais e têm a expectativa de aumentar a receita em 20 vezes, atingindo R$ 10 milhões em 2024.

Com mais de 10 anos de experiência no setor de energia solar e um histórico de mais de 2.500 projetos entregues, além de 200 MW em construção, a SolarVolt avalia que os planos de operação e manutenção de usinas vão além das tarefas tradicionais, como limpeza de painéis e manutenção de terreno. A empresa visa atender à demanda de investidores de ativos e, em conjunto com seu negócio de EPC (engenharia, aquisição e construção), está focada em oferecer soluções para maximizar a produtividade e disponibilidade de usinas fotovoltaicas.

O sócio e diretor comercial da SolarVolt e Solve O&M, Gabriel Guimarães, afirma que a empresa busca oferecer um serviço com base na expertise na criação de projetos e na supervisão da instalação. Para isso, emprega engenharia de dados, realiza medições com instrumentos avançados e estabelece parcerias com grandes players do setor. Além dos serviços de O&M padrão, também oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes, apoiadas por um software de Inteligência Artificial que gera alertas em tempo real.

A Solve O&M oferece serviços, como limpeza de módulos, manutenção de terrenos, inspeção visual de módulos e conexões e verificação de componentes. Além disso, gera relatórios mensais para os clientes com base nos dados coletados, visando profissionalizar ainda mais a operação das usinas e otimizar os investimentos em energia fotovoltaica.

De acordo com Gabriel Guimarães, a criação da Solve O&M faz parte da missão da SolarVolt em relação ao setor de energia do país, criando soluções e oferecendo serviços para a sustentabilidade, o atendimento às necessidades da área e a potencialização de operações e investimentos. A empresa mineira também diversificou os negócios com o lançamento da Voolta, uma unidade focada em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, e ingressou no mercado livre de energia.