Início » Alex Hanazaki assina Origens Portinari, na CASACOR SP 2023
Notícias Corporativas

Alex Hanazaki assina Origens Portinari, na CASACOR SP 2023

Elementos da natureza inspiram jardim que fala de transformação e tecnologia

Alex Hanazaki assina ambiente para a marca Portinari na CASACOR São Paulo. O paisagista assina o espaço Origens Portinari, inspirando-se nos elementos da natureza e, guiado pela arte, o projeto se propõe a apresentar a transformação e a origem de tudo.

O objetivo de Hanazaki é despertar a atenção de como a matéria bruta pode ser transformada em revestimentos, em um projeto que ao longo do caminho apresenta diferentes elementos, transformando-os em verdadeiras obras de arte. 

O paisagista evidencia as matérias brutas como a terra, a água e o fogo para dar vida ao ambiente presente na área externa. O projeto foi feito através de uma pesquisa minuciosa, que transita por diversos estilos da arquitetura paisagística brasileira, em um percurso interligado por quatro ambientes distintos.

No corredor de entrada do Origens Portinari, os visitantes passarão por um anticlímax, um convite para se desconectar do mundo exterior e entrar no universo Portinari por Hanazaki. Ao entrar no primeiro ambiente, um jardim que evidencia a presença do elemento terra, apresenta o primeiro bioma. O calcário, a argila, a matéria prima essencial, de onde brotam todas as outras. O piso de todo o espaço é revestido com a coleção Lounge, inspirada na pedra Perlino Grey, e destaca tons de cinza com veios e pequenos fragmentos.

No segundo momento, um espelho d’água revestido com Lounge GR HARD, que se estende do chão às paredes e apresenta a transformação do cenário. Ornamentado com uma vegetação mais tropical, presente na mata atlântica brasileira, este ambiente trabalha o elemento água. O terceiro ambiente é a apresentação da matéria bruta do fogo. Após atravessar essa jornada, chega-se à Praça Portinari.

O projeto traz ambientes completamente sensoriais. O objetivo é que os visitantes, ao passarem pelos espaços, sintam as transformações dos biomas e das matérias brutas, que se juntam às trilhas sonoras e aromas distintos.

A tecnologia também está presente no quarto espaço. A praça Portinari simboliza a cidade de São Paulo, do vanguardismo à tecnologia. Um jardim cênico elaborado por totens esculturais de lastras, formando uma grande instalação com diferentes linhas e tamanhos, apresenta a vista da Avenida Paulista. A amplitude está no próprio formato, com peças que chegam a 320 cm.

A Portinari está presente em outros 39 ambientes da 36ª edição de CASACOR SP, que acontece até 06 de agosto de 2023, no Conjunto Nacional. Assim como nos anteriores, a CASACOR São Paulo manterá sua agenda de visitação programada, onde o visitante deve escolher o dia e a hora em que deseja visitar a mostra e, no ato da compra, atentar a esse detalhe, pois haverá tolerância máxima de 15 minutos para entrada no evento. A venda de ingressos acontece por meio do aplicativo CASACOR, no site oficial da mostra ou na bilheteria do evento, mediante disponibilidade.

A CASACOR São Paulo 2023 tem patrocínio master Deca, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex e Casa Riachuelo, banco oficial Banco BRB, carro oficial Peugeot, apoio local Portinari e Savoy, fornecedores oficiais The Bar e Vivo Fibra, seguradora oficial Pottencial Seguradora, media partner oficial Veja e hotel oficial Radisson Oscar Freire.