Início » Projeto Reencontro da Tv Pública do Amazonas resgata e preserva a história audiovisual do Estado
Amazonas

Projeto Reencontro da Tv Pública do Amazonas resgata e preserva a história audiovisual do Estado

FOTOS: Divulgação/TV Pública do Amazonas

Esses materiais abrangem uma ampla variedade de conteúdos, como documentários, séries, shows, entrevistas e telejornais

A Tv Pública do Amazonas, com mais de meio século de História, é reconhecida por seu papel fundamental na preservação da memória cultural, social e política do estado. Para valorizar e resgatar o rico acervo audiovisual, o Centro de Documentação Audiovisual (Cedoc) lançou em 2019 o projeto Reencontro, uma iniciativa que busca fortalecer a identidade sociocultural da região por meio de imagens e registros históricos.

O acervo físico do Cedoc é composto por cerca de 5 mil suportes de registro, incluindo fitas, DVDs e rolos de filme, oferecendo um valioso recorte histórico de sua época de produção. Esses materiais abrangem uma ampla variedade de conteúdos, como documentários, séries, shows, entrevistas e telejornais.

Oswaldo Lopes, presidente do Sistema Encontro das Águas, destaca a importância do projeto. “Acredito que um povo sem memória é um povo sem história. Foi com essa convicção que, em 2019, idealizei o projeto Reencontro, com a nobre missão de resgatar e valorizar os preciosos registros audiovisuais produzidos pela Comunicação Pública do Amazonas. Além disso, buscamos promover a valorização desses conteúdos na faixa de programação especial Reencontro Amazonas’”, afirmou Lopes.

O historiador Otony Mesquita enfatiza a relevância desse acervo. “São imagens que contam nossa história recente, dos anos 70 até hoje. Não se trata apenas de fatos históricos, mas também das manifestações populares artísticas que a TV cobriu. Essas memórias são referências que nos trazem nossa identidade e a memória da cidade está nas imagens “, refletiu.

Artistas e intelectuais também celebram a iniciativa. Celdo Braga, poeta, músico e compositor amazonense, destaca a importância do acesso às informações valiosas contidas nas memórias do estado. “Esta iniciativa, que digitaliza todo o acervo de mídias que se desgastam ao longo do tempo, nos garante acesso a informações valiosas das memórias do nosso estado. É um acesso importantíssimo para a pesquisa, para os historiadores e para nós, artistas, músicos e poetas”, ressalta Celdo Braga.

Por meio do projeto Reencontro, o Departamento de Mídias Digitais do Sistema Encontro das Águas lançou os “drops de memórias”, vídeos curtos que contêm informações relevantes sobre momentos políticos, sociais e culturais marcantes. Esses vídeos, extraídos do acervo, têm alcançado um grande público nas redes sociais.Os drops representam um resgate do patrimônio imaterial do Cedoc. 

“Com uma única postagem de um  momento marcante do festival de Parintins, registrado em 1989, alcançamos mais de 200 mil pessoas. Isso mostra que as pessoas desejam se conectar com suas raízes e memórias”, orgulha-se o Departamento de Mídias Digitais.

As ações do Projeto Reencontro têm como objetivo promover o reencontro da sociedade com as memórias que constituem a história contemporânea do Amazonas. Trata-se de um trabalho contínuo de registro, armazenamento, preservação e reprodução, encontrando na Tv Pública do Amazonas o ambiente ideal para sua concretização.

“Embora seja um projeto recente, o Reencontro já obteve êxito ao resgatar inúmeros registros que evidenciam o valor histórico desse patrimônio imaterial para a memória da sociedade amazonense. Essas produções se transformam em histórias que precisam ser recontadas e reproduzidas para o benefício da sociedade”, conclui Ana Clívia, arquivista do Cedoc.

Com o projeto Reencontro, a história audiovisual do Amazonas está sendo resgatada,preservada e valorizada, permitindo que as gerações atuais e futuras se conectem com sua identidade sociocultural por meio das memórias registradas nas telas da TV Pública.

Com informações da assessoria