Início » Governo do Amazonas investe no abastecimento de água em comunidades rurais de Itacoatiara
Amazonas

Governo do Amazonas investe no abastecimento de água em comunidades rurais de Itacoatiara

Água potável garante qualidade de vida às populações ribeirinhas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando um verdadeiro mutirão de obras na sede e na zona rural de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), com destaque para a implantação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água de comunidades rurais do município.

“Desde que eu assumi o governo, a gente deu início a um trabalho de melhoraria da qualidade de água do povo do Amazonas, especialmente no interior. Investimos em sistemas de abastecimento e firmamos parcerias com as prefeituras, por meio da Cosama, para assumir o a abastecimento de água nos municípios. Água é vida, água significa melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador Wilson Lima.

Com investimento no valor de R$ 2,4 milhões, estão em andamento as obras de construção do sistema simplificado de abastecimento de água das comunidades rurais de São José do Amatari, Santa Rosa de Lima e São Pedro de Iracema, todas situadas na zona rural de Itacoatiara.

As obras contemplam a construção e instalação de um sistema simplificado de abastecimento de água em cada uma das três comunidades, incluindo 1.200 metros de rede de distribuição; um poço com profundidade de 100 metros; instalação de bombas; um reservatório elevado; além de chafariz com quatro a cinco pontos de distribuição (torneiras). Os serviços estão com 28% de avanço e previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.

Obras concluídas

No município, o Governo do Estado concluiu, em março deste ano, a implantação do sistema de abastecimento de água na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Batista), situada no rio Arari.  E na comunidade de Itaubal, no Arari, foi concluído em novembro de 2020, um sistema de abastecimento de água, com poço tubular e chafariz para distribuição da água. As obras foram entregues à Prefeitura de Itacoatiara para administração e operação dos sistemas.

Novas obras

Outras duas obras serão executadas no município, sendo a construção do sistema de abastecimento de água do bairro do Jacarezinho, que contará com um poço de 200 metros de profundidade, reservatório com capacidade de 200 metros cúbicos (m³) de armazenamento e mais de nove quilômetros de rede de distribuição, para 337 ligações domiciliares e 40 ligações intradomiciliares; e a construção do sistema de abastecimento de água, com construção do chafariz, pontos de distribuição, implantação, base do poço, base para cloração, depósito e estrutura do reservatório nas comunidades de Monte Sinai e São José do Rio Urubu.

Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, os recursos investidos em saneamento têm impacto direto na vida e na saúde da população, principalmente os que vivem na zona rural dos municípios.

“O fornecimento de água boa e de qualidade para estas comunidades é de grande importância para todos que usufruem desses serviços, principalmente porque obras como esta irão proporcionar mais dignidade à população, além de contribuir diretamente com o controle de doenças de veiculação hídrica. Nossa meta é entregar obras úteis e que transformem a vida do povo amazonense e faremos isso em todos os segmentos”, destacou o titular da pasta.