Início » Turismo para todos: Governo do Estado destaca atrativos para pessoas com deficiência no Amazonas
Amazonas

Turismo para todos: Governo do Estado destaca atrativos para pessoas com deficiência no Amazonas

FOTOS: Lucas Silva/Amazonastur, Drance Bonfim/Sejusc, Márcio James/Cultura e Divulgação/Sítio Mundo Azul

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Amazonastur ressalta locais que unem acessibilidade à experiência turística

Para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), destaca destinos que abrem as portas para a inclusão, celebrando o “Setembro Verde” no estado. Neste contexto, a Amazonastur ressalta iniciativas que valorizam e promovem a acessibilidade, incluindo o turismo.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado desde 1982. E a Amazonastur destaca opções com recursos de acessibilidade que vão do turismo inclusivo ao cultural, passando pelo lazer ao ar livre e a gastronomia.

Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, faz parte do compromisso do órgão sensibilizar agentes privados e públicos para a necessidade de um turismo inclusivo. Os esforços do Governo do Amazonas já mostram diversos avanços.

“O Governo do Amazonas concluiu, recentemente, a instalação de equipamentos e a realização de obras de adequação de acessibilidade nos principais espaços de turismo cultural do estado. Um investimento no valor de R$ 1,13 milhão que contemplou o Museu Casa Eduardo Ribeiro, o Centro Cultural Usina Chaminé, o Palácio da Justiça, o Palacete Provincial, o Palácio Rio Negro e o nosso maior cartão-postal do estado, o Teatro Amazonas”, relembrou Ribeiro.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede), Wilkens de Figueiredo, o turismo acessível é viável e uma realidade cada vez mais presente na região.

“O Amazonas é um universo que olha para a sustentabilidade, para a relação humana e a natureza. O Amazonas é acessível por natureza, temos as portas abertas para o turismo acessível. Ele existe e é possível”, pontuou o presidente do Conede.

Experiências turísticas inclusivas

Sítio Mundo Azul – Uma experiência sensorial única que estimula a aprendizagem e o desenvolvimento por meio do contato com a natureza, especialmente para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Localização: Ramal Nova Esperança, localizado no quilômetro 62 da rodovia AM-070 ou pelo link https://waze.com/ul/h6xkvq4zsh

Contato: (92) 98218-1321 ou nas redes sociais @sitiomundoazul

Teatro Amazonas – Símbolo cultural e arquitetônico do estado, o Teatro Amazonas mantém viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense. A casa de espetáculos dispõe de acessibilidade para deficientes físicos, visuais e auditivos.

Localização: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM ou pelo link https://waze.com/ul/h6xmq4nhwh

Contato: Bilheteria (92) 3622-1880 ou nas redes sociais @teatroamazonas

Fazenda Santa Rosa – A fazenda proporciona um espaço adaptado para a movimentação de pessoas com deficiência física e é um excelente local para interação com a natureza, os animais da fazenda, como galinhas, patos e cabras. O local ainda oferece uma apresentação lúdica sobre lendas amazônicas.

Localização: Quilômetro cinco da Estrada do Caldeirão, na Rodovia AM-070, em Iranduba, ou pelo link https://tr.ee/rQCklgQxgG

Contato: (92) 99114-9982 ou nas redes sociais @fazendasantarosa.am

Restaurante Alentejo – Com acesso facilitado, elevador acessível, banheiro adaptado e cadeira de rodas própria, o restaurante oferece cardápio que apresenta toda a culinária portuguesa e proporciona uma experiência gastronômica inclusiva para todos os visitantes.

Localização: Rua Pará, 555 – Nossa Senhora das Graças, Manaus, ou pelo link https://waze.com/ul/h6xmq63bqg

Contato: (92) 3233-7300, 3234-0706 ou nas redes sociais @restaurantealentejo

Para conhecer o Amazonas

As agências turísticas cadastradas para realizarem visitas ao destino Amazonas podem ser consultadas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou podem ser buscadas no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.

O Amazonas to go é uma iniciativa do Governo do Amazonas, que auxilia o turista a conhecer os atrativos turísticos, hospedagem, telefones úteis e muito mais.

De acordo com a Amazonastur, quando o turista planejar a próxima viagem ao Amazonas, não apenas estará explorando paisagens deslumbrantes, mas também contribuindo para a construção de um turismo verdadeiramente inclusivo e acolhedor.