Início » ‘Setembro Verde’: Sejusc leva ação para Pessoas com Deficiência a empresa do Distrito Industrial
Amazonas

‘Setembro Verde’: Sejusc leva ação para Pessoas com Deficiência a empresa do Distrito Industrial

Fotos: Luan Miguel/Sejusc

Programação visa a sensibilização e conscientização sobre inclusão

Usando da prática manual para conscientizar a população, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) leva nesta segunda (18/09) e terça-feira (19/09) a oficina de brinquedos sensoriais e ações voltadas às Pessoa com Deficiência (PcD) para a empresa Samsung Brasil, na zona sul de Manaus. 

Trabalhadores de dois turnos participaram das atividades neste primeiro dia de oficina, criando brinquedos, conversando com técnicos sobre os direitos da PcD, além de obter orientações jurídicas com os profissionais da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD). 

A programação ainda ofertou serviços de orientação e solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), e da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea), além de credenciamento para vagas de estacionamento preferencial.

As atividades fazem parte do calendário de ações do Setembro Verde Sejusc. A secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Leda Maia, falou da importância da parceria do Governo do Estado com as empresas privadas.

“Essa união faz com que os serviços do Governo cheguem ao maior número de pessoas, por exemplo, um funcionário da empresa  que não tem tempo de ir à secretaria durante a semana acaba  tendo acesso aos serviços no seu local de trabalho, por meio das nossas ações”, disse Leda.

Walison Castelo Branco, pai de uma menina com Transtorno de Espectro Autista (TEA) de 4 anos, disse que a atividade foi muito importante para ele, pois auxilia na conscientização contra o capacitismo .

“Tive a oportunidade de acompanhar essa manhã e agora sei um pouco sobre o que é desenvolver a parte cognitiva de uma criança e sobre os seus direitos. Só tenho que parabenizar mais uma vez a iniciativa e que a Sejusc alcance mais as pessoas para todos ficarem amparados, por dentro da lei, e saber dos seus direitos”, comentou o funcionário..

Setembro Verde

Instituída em 2015, a campanha tem como propósito fazer do mês de setembro um período de visibilidade e defesa pelos direitos das pessoas com deficiência. A cor verde simboliza a esperança na luta pela inclusão social.