Início » SSP-AM promove curso de Cibersegurança Aplicada a Inteligência de Segurança Pública
Educação

SSP-AM promove curso de Cibersegurança Aplicada a Inteligência de Segurança Pública

Estão inscritos no curso, agentes das Forças de Segurança do Amazonas, Minas Gerais e Roraima

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI) deu início nesta segunda-feira (10/07), ao Curso de Cibersegurança Aplicada à Inteligência de Segurança Pública. As atividades são realizadas no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte (CIISPR-Norte), no Tarumã, na zona Oeste de Manaus.

O gerente de capacitação da SEAI, escrivão Valnei Passos informou que o curso tem duração de 18h, e tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam na atividade de inteligência das Secretarias de Estado de Segurança da Região Norte e de órgãos parceiros, nas disciplinas de Osint, redes sociais, e Deep e dark web.

Valnei informou que o curso é organizado pela SSP-AM e será ministrado pelo tenente da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Rodrigo Neto e pela escrivã da Polícia Civil do mesmo Estado, Raquel Mozzaquatro. “A ideia é que todos aqui tenham conhecimento na disciplina de fontes abertas para, inclusive, combater esses crimes. Nós temos vários crimes virtuais e a ideia é nos prepararmos para combater esses crimes”, frisou Passos.

O tenente Rodrigo, que está no Amazonas pela primeira vez, agradeceu ao convite feito pela SSP-AM e ressaltou a necessidade dos operadores da Inteligência estarem se aperfeiçoando, principalmente, em uma ferramenta que se modifica todos os dias.

“Esse assunto acabou tomando uma notoriedade muito grande com os recentes ataques em escolas, mas ele é bem anterior a isso. O crime, ele hoje, utiliza o cyber como um meio para execução de crimes maiores, como extorsão, planejamento de roubo, sequestro e tráfico de drogas. O crime organizado utiliza dessas ferramentas para o planejamento, então, a gente sabe que isso é uma realidade e estamos nos preparando para isso”, explicou o instrutor.

Discentes

Entre os participantes do curso, além de servidores da Segurança do Amazonas, também, estarão presentes, discentes de Minas Gerais, de Roraima, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).