Início » Obras garantem melhorias no abastecimento de água na zona Norte de Manaus
Manaus

Obras garantem melhorias no abastecimento de água na zona Norte de Manaus

Trabalho beneficia mais de 5 mil pessoas na ‘parte baixa’ do conjunto

A Águas de Manaus segue realizando melhorias no abastecimento de água na capital amazonense. Existente há mais de 25 anos, o conjunto Boas Novas, na zona Norte da cidade, é exemplo disso. Recentemente, o local recebeu obras da concessionária, como parte de um trabalho de ampliação do sistema de água, que vai dar mais precisão e celeridade aos serviços da concessionária na região, sobretudo em períodos de grande consumo, como o verão amazônico.

No Boas Novas, mais de cinco mil pessoas são beneficiadas com a obra. A equipe instalou uma nova rede, de aproximadamente 200 metros de extensão, que é exclusiva para os moradores da parte baixa da região. Com isso, o conjunto agora possui duas redes de abastecimento.

“Chamamos este tipo de trabalho de setorização. Este tipo de abastecimento consiste em dividir a rede por áreas, com objetivo de facilitar a manutenção e, principalmente, diminuir os impactos causados durante a execução dos nossos serviços. Com isso, além de reduzir perdas também conseguimos controlar melhor a pressão e isso reflete diretamente na qualidade do abastecimento”, destaca o gerente de Operações da concessionária, Lineu Machado.

No conjunto, os moradores já sentem a diferença positiva após a obra, como conta o líder comunitário Altamir Pereira Filho. “A comunidade está muito satisfeita com o serviço que a Águas de Manaus realizou no Boas Novas. Estamos muito agradecidos às equipes que trabalharam dia e noite para melhorar o nosso abastecimento. Posso dizer que hoje estamos ‘no céu’, pois cada família que mora aqui está recebendo água”, relata.

Pacote de obras

Outro local que recebeu as ações da concessionária foi o reservatório de água do Núcleo 23, localizado no bairro Cidade Nova. Lá, as equipes da Águas de Manaus fizeram a interligação de duas adutoras de água tratada – uma de 1000mm e outra de 400mm.

Com isso, o abastecimento de água na área será reforçado: além da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), na Ponta do Ismael, que já alimenta a região, a Ponta das Lajes também está conectada ao reservatório.

“Estas ações reforçam nosso compromisso em relação a melhoria contínua na prestação de serviços para população, sobretudo na zona Norte, que é uma das mais populosas de Manaus, além de fortalecer nossa segurança operacional. Seguimos com objetivo de garantir qualidade de vida, saúde e dignidade aos moradores da cidade”, resume o gerente.