Início » Cigás bate recorde de extensão de rede de gasoduto construída
Geral

Cigás bate recorde de extensão de rede de gasoduto construída

Foram construídos 60 quilômetros de rede de distribuição de gás natural somente em 2022

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) alcançou importante marca, no ano passado, com a construção de 60 quilômetros de rede de distribuição de gás natural (RDGN). Este resultado representou o melhor desempenho anual da Cigás em termos de extensão de infraestrutura de gasoduto construída.

Com este desempenho, a concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural chegou a 239 quilômetros de RDGN. Para alcançar este resultado, a Cigás investiu R$ 46,4 milhões ao longo do ano passado.

Somando os recursos aplicados desde o início de sua operação comercial (em 2010) até dezembro de 2022, a Companhia já investiu R$ 768,3 milhões, em valores corrigidos pela taxa Selic, no mercado de gás natural do Amazonas.

A Cigás conta ainda com moderna técnica de construção de infraestrutura subterrânea de gasodutos, conhecida como método não destrutivo. O método consiste na abertura, a cada 150 metros aproximadamente, de pequenas “janelas” no piso asfáltico onde é feito um furo direcional com uma máquina do tipo perfuratriz, eliminando a necessidade de grandes escavações.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar, a Cigás vem atuando continuamente na melhoria de processos de planejamento e construção de obras, o que contribuiu para alcançar este marco. “Estamos investindo fortemente na expansão da rede de gasodutos com o intuito de atender os mais diversos segmentos, em consonância com o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado para expandir o mercado de gás natural”, afirmou René Levy.

Frentes de obras

As frentes de obras, denominadas bolsões, propiciaram o avanço da malha de dutos de gás natural em diferentes zonas da cidade. Entre as áreas abrangidas estão o Distrito Industrial (zonas leste e sul), especificamente nas avenidas Oitis, Abiurana, Açaí e as ruas Ipê, Aruanã, Matrinxã e Javali; o Coroado (zona leste), abrangendo a Alameda Cosme Ferreira e a rua Candelária; e na zona centro-sul, os bairros Aleixo,  Parque 10, Chapada e Nossa Senhora das Graças, passando por avenidas importantes da cidade, entre as quais Cosme Ferreira, Ephigênio Salles, Jornalista Umberto Calderaro Filho, Maneca Marques, Tancredo Neves, Nilton Lins e Desembargador João Machado.

A Cigás também realizou obras de construção de gasodutos em bairros da zona centro-oeste: Alvorada, Dom Pedro, Lírio do Vale, Planalto e Flores, passando por localidades como as avenidas Desembargador João Machado, Laguna e também a Pedro Teixeira.

A expansão da infraestrutura de gasodutos na zona norte de Manaus foi outro destaque. A ação favoreceu a interligação à rede de abastecimento do condomínio residencial Verona Premium, localizado no bairro Lago Azul. Com a iniciativa, o condomínio, que possui 4,6 mil moradores, tornou-se o maior consumidor de gás natural do segmento residencial da região norte do País. Foram feitas ainda obras na Max Teixeira, com expansão prevista para 2023.

Segmentos beneficiados

Atualmente, a Companhia conta com mais de 12,6 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

O gás natural fornecido pela Cigás para o segmento termelétrico é usado para gerar em torno de 60% da energia elétrica consumida na capital amazonense e, ainda, grande parcela do consumo de energia elétrica para os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás.

Grande número de indústrias do parque fabril de Manaus, os principais shoppings da cidade, restaurantes, academias, lavanderias, supermercados, uma série de condomínios residenciais, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz e postos de combustíveis já usufruem da série de benefícios gerados pelo uso do gás natural (GN) distribuído pela Cigás.