Início » Estudantes da rede estadual de Coari desenvolvem projeto “Jornalismo Escolar” 
Educação

Estudantes da rede estadual de Coari desenvolvem projeto “Jornalismo Escolar” 

Curso extraclasse busca melhorar o desempenho  escolar dos estudantes

Alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), estão participando do Curso “Jornalismo Escolar”. A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver habilidades dos alunos, aprimorando a leitura, a escrita e a interpretação de texto.  


Idealizado pelo professor Jair Ferreira de Paula, o curso foi pensado há alguns anos, mas só este ano foi posto em prática na escola. 

“O projeto  ‘Jornalismo na Escola’ é extraclasse e permite que os estudantes desenvolvam habilidades importantes  na formação deles, como o aprimoramento na escrita,  leitura e interpretação de texto; além de trabalhar a timidez e oratória do aluno para vida acadêmica e, principalmente, criar laços entre a escola e a comunidade escolar”, destacou o professor.

Os alunos participantes desenvolvem as atividades do curso no laboratório de informática da escola, no horário de intervalo, com vídeo-aulas, atividades avaliativas e, ao término, recebem um certificado.  

A comunidade escolar abraçou o projeto em todas as edições,  integrando até o Grêmio Estudantil. Atualmente, os alunos que participam do projeto discutem os assuntos em pautas todas as sextas-feiras, trazendo temas atuais e eventos escolares, além de agregar temas relacionados ao dia a dia deles.

Além de envolver os alunos, o projeto traz conceitos importantes  aos estudantes como responsabilidade, organização, disciplina e comprometimento. 

O aluno  Rafael  Silva de Araújo disse que o projeto trará uma visão positiva da escola, reconhecendo o Ceti pelos seus bons feitos, além de ajudá-lo nas avaliações externas como Processo Seletivo Continuado (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).