Início » Lissandro Breval cobra respostas sobre o fim do atual aterro sanitário
Política

Lissandro Breval cobra respostas sobre o fim do atual aterro sanitário

Vereador quer saber da Semulsp o que tem sido feito quanto à ordem judicial que determina a desativação do aterro atual em dezembro deste ano

O vereador Lissandro Breval (Avante) cobrou, durante discurso na manhã desta quarta-feira (1), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), respostas da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) sobre o que tem sido feito para que em dezembro deste ano seja desativado o aterro sanitário, determinação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Para o parlamentar, o silêncio – quanto às medidas sobre o atual aterro e possível nova localização – é preocupante diante do curto prazo concedido à gestão municipal.

“Dei entrada em um requerimento em setembro deste ano e até agora não obtive resposta da Semulsp sobre como será resolvida a questão do aterro municipal. Todos nós sabemos que existe uma ordem judicial e que o atual lixão precisa ser desativado em dezembro deste ano. Tivemos uma reunião aqui com o subsecretário e até agora nada foi dito: nem planejamento, nem providências. Isso é preocupante demais”, afirmou Breval.

No mesmo discurso, Breval reforçou denúncia já feita por ele há alguns meses sobre o aterro fomentado pela Marquise na BR-174. De acordo com o parlamentar, a obra é um crime ambiental próximo ao Igarapé do Leão, principal afluente do Tarumã.

“Paralelo à falta de informações sobre o atual aterro, temos um crime ambiental em andamento e a Marquise marcando e desmarcando com essa Casa, se negando a dar explicações. Não somos moleques. Temos o dever de fiscalizar e saber o que está sendo feito ali na área do igarapé do Leão. Eu estive lá, conversei com moradores. A área já está toldada, com lama e barro, devido às movimentações de terra. Isso é absurdo. Essa empresa precisa ser convocada aqui para dar explicações sobre isso”, concluiu.

Em resposta

A construção do Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos da Marquise Ambiental passou por todos os ritos legais, incluindo audiência pública, além de cumprir todas as exigências ambientais.
O CTTR vem sendo fiscalizado rotineiramente pelos órgãos competentes desde o início do projeto, atendendo a todos os requisitos necessários para sua implantação.
Sempre pautado pela transparência de suas atividades, o CTTR Manaus está aberto para agendar uma visita dos vereadores para que possam ver de perto todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, assim como já ocorreu em outras ocasiões com representantes da mesma Casa.