Início » Novos horizontes: Delegação da Dande Free Zone visita o Porto Chibatão
Geral

Novos horizontes: Delegação da Dande Free Zone visita o Porto Chibatão

No último dia 23 de agosto, o Porto Chibatão recebeu uma delegação internacional de representantes da Dande Free Zone, sediada em Angola, juntamente com o Sr. Adamilton dos Santos Mourão, da COGIN (SUFRAMA). A visita, que marcou uma busca contínua pelo compartilhamento de conhecimentos, ofereceu uma oportunidade única para explorar de perto as operações portuárias e logísticas que impulsionam o comércio internacional.

A delegação foi chefiada pelo Sr. Roque Saraiva, Diretor de Desenvolvimento e Negócios da Dande Free Zone, uma região situada na Costa Atlântica da Comuna da Barra do Dande, na Província do Bengo, em Angola. A Dande Free Zone é um projeto estratégico que integra a Reserva Fundiária do Estado e tem como objetivo promover a segurança alimentar, segurança de combustíveis, segurança energética e o desenvolvimento econômico e industrial.

Durante a visita, os representantes da Dande Free Zone e o Sr. Adamilton dos Santos Mourão, da COGIN (SUFRAMA), tiveram a oportunidade de mergulhar nas operações do Porto Chibatão. Do funcionamento do cais aos detalhes intricados da logística marítima, a equipe teve uma visão abrangente de como os diversos elementos se interconectam para garantir o fluxo eficiente de mercadorias.

As instalações portuárias foram minuciosamente exploradas, incluindo os píeres, cais, armazéns e áreas de carga e descarga de mercadorias. Além disso, a visita permitiu um contato direto com equipamentos especializados, como guindastes de contêineres, empilhadeiras e dispositivos de transporte de cargas pesadas, enfatizando a importância da tecnologia e precisão nas operações portuárias modernas.

Um momento particularmente relevante da visita foi a exploração dos terminais especializados do Porto Chibatão, onde diferentes tipos de cargas são tratados com expertise. A delegação teve a oportunidade de observar como o porto lida com produtos químicos e cargas perigosas, destacando a abordagem diversificada e adaptável às necessidades globais.

A visita proporcionou uma plataforma valiosa para a troca de informações e experiências entre as duas partes. O compromisso com a excelência nas operações portuárias e a busca por um comércio internacional mais eficiente e seguro foram temas centrais dessa interação significativa.

O que é a Dande Free Zone? –A Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, conhecida como Dande Free Zone, está localizada na Costa Atlântica, na Comuna da Barra do Dande, Província do Bengo, em Angola. Esse projeto estratégico é integrado à Reserva Fundiária do Estado e tem como objetivo fundamental promover a segurança alimentar, segurança de combustíveis, segurança energética, além do desenvolvimento econômico e industrial. A Dande Free Zone inclui um Terminal de Desenvolvimento Integrado, bem como uma Zona Franca, buscando impulsionar a cooperação internacional e o crescimento sustentável.