Início » Evento internacional terá presença de construtech brasileira
Notícias Corporativas

Evento internacional terá presença de construtech brasileira

Neste ano, o Web Summit Lisboa ocorrerá dos dias 13 a 16 de novembro com a participação de diversas startups, entre elas uma que utiliza a inteligência artificial para otimizar e contribuir de forma estratégica para a geração de insights que orientam empresas da construção na tomada de decisões, permitindo que seja estabelecido internamente um sistema centralizado de inteligência de mercado.

Em 2023, o município do Rio de Janeiro foi escolhido pela primeira vez para receber um dos maiores eventos de inovação do mundo, o Web Summit, que em outras edições ocorreu na Europa, mais precisamente em Portugal. A feira reuniu investidores, palestrantes e empresas de todo o mundo. Este ano, ocorrerá mais uma edição, na cidade sede do evento, em Lisboa. Esse universo de inovação e o setor da Construção civil possui suas familiaridades, é o que afirma uma das participantes do evento, a startup brasileira chamada Hoff Analytics.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto do setor teve uma alta de 6,9% no ano passado (2022). Com a importância deste mercado para a economia brasileira, estão surgindo soluções tecnológicas para ajudar indústrias e profissionais inseridos neste ecossistema.

Para a CEO da Hoff Analytics, Janaine Nascimento, o mercado da tecnologia está amplamente ligado ao setor em que atuam, culminando nos resultados atuais: “Hoje temos uma cartela de clientes, como as indústrias da construção, entregando dados para uma tomada de decisão mais estratégica”, afirma Janaine.

Uma das importantes figuras em relação à inteligência de dados da startup, o empresário, fundador e atual Chief Information Officer (CIO) da Hoff Analytics, Wesley Bichoff, afirma que a tecnologia tem o poder de dar novas oportunidades de negócios e que informações exclusivas refletem na tomada de decisão de grandes empresas: “Hoje os dados são o novo petróleo e o que nós oferecemos é inteligência de dados, principalmente para empresas multinacionais que desejam investir no território brasileiro. Estar com um estande nesta edição do Web Summit Lisboa é uma grande oportunidade de negócio para nós, com toda certeza”, diz ele.

Ainda assim, todo esse levantamento de dados abordado pela CIO e a sua entrega para a indústria contribui com os trabalhadores da Construção, desde os pedreiros até os engenheiros e arquitetos, pois, segundo ele, a indústria precisa saber e se preparar para as tomadas de decisões: “Entramos para construir e ligar a indústria às necessidades dos profissionais, com eficiência, objetividade e sustentabilidade”, afirma.

Após abordar sobre como a sua empresa está construindo melhores caminhos, Janaine Nascimento ainda afirma que o mercado da Construção Civil passa por algumas dificuldades e a tecnologia é a principal ferramenta para ajudar as empresas: “nossa participação no Web Summit Lisboa vem com o intuito de apresentar nossa solução tecnológica para grandes indústrias, como reforçado pelo Wesley, as multinacionais, mostrando o tamanho do mercado no Brasil e entender mais sobre a tecnologia e inovação, que estão se tornando indispensáveis para diversos setores”, finaliza.

A startup recebeu mais de 10 prêmios nos últimos dois anos e estará na Altice Arena, considerada pavilhão de eventos de Portugal junto com centenas de outras empresas, dos dias 13 a 16 de novembro. Espera-se um aumento na participação do público feminino, número esse que vem aumentando ao longo do tempo.

Para mais informações: websummit.com.br