Início » Rússia bombardeia porto ucraniano em retaliação a ataque a ponte na Crimeia
Destaque Geral

Rússia bombardeia porto ucraniano em retaliação a ataque a ponte na Crimeia

Porto de Odessa 19/8/2022 REUTERS/Valentyn Ogirenko

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta terça-feira (18) que atingiu alvos militares em duas cidades portuárias ucranianas durante a noite em retaliação ao ataque à ponte da Crimeia no dia anterior.

O ministério disse que atingiu Odessa, onde fica o quartel-general da marinha ucraniana, e Mykolaiv, perto da costa ucraniana do Mar Negro.

“As forças armadas da Federação Russa realizaram um ataque de retaliação em massa durante a noite usando armas marítimas de precisão contra instalações onde atos terroristas contra a Federação Russa estavam sendo preparados usando barcos não tripulados”, disse o ministério em um comunicado.

O ministério não forneceu mais detalhes sobre os ataques, mas disse que eles foram bem-sucedidos e que não houve vítimas civis.

O ataque à ponte da Crimeia foi o primeiro ataque direto da Ucrânia à ponte desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro. A ponte é uma importante rota de suprimentos para as forças russas na Crimeia e seu ataque foi visto como um sinal de que a Ucrânia está se tornando mais agressiva em sua campanha contra a Rússia.

O ataque russo aos portos ucranianos é um sinal de que a Rússia está disposta a usar sua força para atingir a Ucrânia em qualquer lugar, incluindo suas infraestruturas econômicas. O ataque também é um lembrete de que a guerra na Ucrânia está longe de terminar e que o conflito pode se arrastar por meses ou até anos.

Ele disse que atingiu uma fábrica de reparos de navios perto de Odessa, onde tais barcos – pensados ​​para serem drones navais do tipo que a Rússia acredita ter sido usado para atacar a ponte da Crimeia – estavam sendo construídos.

“Além disso, as instalações de armazenamento com cerca de 70.000 toneladas de combustível usado para abastecer o equipamento militar ucraniano foram destruídas” perto das cidades de Mykolaiv e Odesa, disse.

A Força Aérea da Ucrânia disse que seis mísseis de cruzeiro Kalibr e 31 dos 36 drones foram abatidos, principalmente nas regiões costeiras de Odesa e Mykolaiv, no sul.

O governo russo disse na segunda que dois drones ucranianos foram responsáveis ​​pelo ataque à ponte que liga a península anexada da Crimeia ao continente russo.

O comando militar do sul da Ucrânia disse que destroços e ondas de choque danificaram várias casas e uma infraestrutura portuária não especificada em Odesa, mas deu poucos detalhes. Segundo ele, não houve notícias de mortes, mas um homem idoso ficou ferido.

De CNN Brasil.