Início » Bumbódromo recebe visitantes para conhecer os bastidores do 56º Festival Folclórico de Parintins 
cultura

Bumbódromo recebe visitantes para conhecer os bastidores do 56º Festival Folclórico de Parintins 

FOTOS: Eduardo Melo /Divulgação/

As visitações públicas são gratuitas e agendadas no portal da Cultura até o dia 2 de julho

O local que todos os anos recebe milhares de pessoas de todo mundo para o Festival Folclórico de Parintins, o Bumbódromo, abre as portas para visitação pública a partir desta quarta-feira (28/06). A ação faz parte do circuito cultural promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que oferece ao público atividades paralelas durante o festival. 

Para participar da iniciativa e conhecer os bastidores do palco da disputa do Caprichoso e Garantido, as inscrições são gratuitas, feitas no portal (cultura.am.gov.br) até o dia 2 de julho. Por dia, estão disponíveis cinco horários para quatro grupos de até 10 pessoas. A meta é chegar a mil visitantes durante a temporada.  

“É uma iniciativa do governo Wilson Lima para da oportunidade, inclusive das pessoas que não puderam vir assistir a disputa de dentro, de estar em algum ponto da cidade, acompanhando o espetáculo e também viver a emoção de conhecer os bastidores, entender como funciona essa estrutura, matando um pouca da curiosidade, dessa forma dando mais uma alternativa para as pessoas que estão conhecendo o município de Parintins”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz,  

Segundo a organizadora da ação, Priscila Ribeiro, o roteiro inicia com a escolha da pulseira nas cores do boi preferido, azul ou vermelho, e neutro para quem ainda está indeciso. 

Em seguida, o grupo segue por todo o complexo, acompanhado de monitores culturais. A visitação contempla os murais grafitados, esculturas em alto relevo na área externa, camarotes do Caprichoso e do Garantido, as salas do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro de Parintins, que funcionam no espaço cultural. No entanto, uma das dependências do espaço gera mais expectativa aos visitantes. “A arena, com certeza, é o espaço que eles tiram bastante fotos, gostam de ver onde realmente acontece o festival”, destaca Priscila. 

Para Derik Vicente, 30, a emoção tomou conta quando chegou no espaço mais alto do Bumbódromo, o sétimo andar. “Quando a gente sobe e vê a arena toda ali, a parte da arquibancada, da galera e o quanto é grandioso, é muito bonito. A gente consegue ver tudo limpo, é muito bonito, gostei muito”, disse. 

Quem também aderiu à iniciativa e aprovou foi Daniele Moura, 30. A manauara conta que a experiência foi inédita. “Na verdade, nessa concepção de conhecer a parte interna, os camarotes, eu já venho ao festival há algum tempo, mas nunca tinha conhecido com tantos detalhes”, disse. “Nós, na verdade, conhecemos a festa e não o que acontece por trás de tudo isso, de toda estrutura que realmente existe. Achei incrível, recomendo”, se emociona Daniele.   

Sobre o festival 2023 

O 56º Festival Folclórico de Parintins leva para arena do Bumbódromo a disputa entre Caprichoso e Garantido, nos dias 30 de junho, 1° e 2 de julho. O festival, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, segue em parceria com a Coca Cola há 27 anos. 

Com informações da assessoria.