Início » Índice de expectativa do empresário industrial aponta queda
Notícias Corporativas

Índice de expectativa do empresário industrial aponta queda

Relatório apontou dados sobre o índice de expectativa do empresário da construção, que em relação ao nível de atividade registrou uma queda de 2,9 pontos em comparação a novembro, atingindo 49,9 pontos.

Relatório Sondagem Indústria da Construção, publicado no site Portal da Indústria em dezembro de 2023, apontou dados sobre o índice de expectativa do empresário, que em relação ao nível de atividade registrou uma queda de 2,9 pontos em comparação a novembro, atingindo 49,9 pontos. Segundo informado no relatório, este recuo aproxima o indicador da linha divisória de 50 pontos, indicando uma transição das expectativas de crescimento para um cenário de estabilidade. O documento aponta ainda que esta mudança reflete a cautela e o ajuste das perspectivas dos empresários em meio a dinâmicas econômicas em constante evolução.

Além do índice de expectativa do empresário dentro da indústria da construção, o relatório ainda apontou dados sobre o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas, mostrando que o resultado informado acompanhou a tendência do índice anteriormente citado, apresentando uma diminuição de 1,5 ponto, chegando a 50,1 pontos.

Com foco em expectativas no setor, o documento ainda apresenta dados sobre o índice de expectativa em relação ao número de empregados, que segundo os dados apontados na publicação, também registrou uma queda de 1,5 ponto, alcançando 50,2 pontos no mesmo período. O estudo acrescenta que ambos os indicadores, ao se aproximarem da linha divisória, sugerem uma mudança de expectativas de alta para estabilidade nas áreas de aquisição de insumos e contratação de mão de obra.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias de locação de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que a correlação entre o índice de expectativa do empresário e o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas reforça a coerência das tendências apresentadas no relatório. José Antônio continuou dizendo que a análise conjunta destes indicadores sugere uma adaptação das expectativas de alta para um cenário mais estável, tanto na aquisição de insumos quanto na contratação de mão de obra. “Diante dessas informações, fica evidente que o setor da construção está respondendo de maneira atenta e proativa às mudanças no ambiente econômico”.

Ainda sobre o estudo publicado no Portal da Indústria, que pode ser lido na íntegra através do link informado no início desta matéria, o documento revela dados sobre o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços, que apresentou um leve recuo de 0,1 ponto, mantendo-se em 51,0 pontos em dezembro, conforme apresentado no documento. O relatório ainda aponta que ao permanecer acima de 50 pontos, este indicador mostra que ainda há uma expectativa de crescimento no horizonte, embora o ritmo possa ter desacelerado. Nota-se que essa pequena variação sugere uma visão otimista, embora moderada, em relação ao desenvolvimento de novas iniciativas e serviços.