Início » Capacidade instalada em setor da indústria permanece estável
Brasil Notícias Corporativas

Capacidade instalada em setor da indústria permanece estável

Segundo a publicação, o nível de capacidade instalada no setor da indústria de máquinas e equipamentos permaneceu estável em 75,5%, marcando uma variação negativa de 4,6% em relação ao mesmo período de 2022.

Em publicação realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) em dezembro de 2023, foram informados os dados do nível de utilização da capacidade instalada na indústria brasileira de máquinas e equipamentos de outubro de 2023. Segundo a publicação, o nível de capacidade instalada no setor da indústria de máquinas e equipamentos permaneceu estável em 75,5%, marcando uma variação negativa de 4,6% em relação ao mesmo período de 2022, quando atingiu 79,2%. 

Ainda sobre a publicação feita pela Abimaq, durante o período, o setor operou, em média, com dois turnos. Ao longo de 2023, a utilização da capacidade instalada foi de 75,8%, apresentando uma queda de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano de 2022.

O relatório ainda apresenta dados sobre a carteira média de pedidos para o mês de outubro, que registrou uma queda, atingindo 9,3 semanas de atividade, comparada às 11,2 semanas de outubro de 2022. O declínio, conforme divulgado no estudo, foi influenciado principalmente pela diminuição nas encomendas de máquinas destinadas à indústria de transformação e construção civil. O estudo ainda aponta para um dado positivo para o setor, mostrando que houve uma melhora nas encomendas nos setores de fabricação de máquinas para agricultura, componentes e infraestrutura.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias de locação de equipamentos Franquias Trans Obra afirma que a estabilidade em 75,5% indica uma resiliência significativa, embora a variação negativa de 4,6% em relação a 2022 sinalize desafios em meio a um cenário econômico complexo. José Antônio continuou dizendo que a observação do setor operando em média com dois turnos ao longo do período destaca a busca pela otimização da produção, mesmo em face das adversidades. “Sobre a queda de 2,9 pontos percentuais na utilização da capacidade instalada ao longo de 2023, em comparação com o ano anterior, vejo uma dinâmica de demanda que merece análise mais aprofundada”.

Ainda sobre o documento divulgado pela Abimaq, nota-se dados sobre emprego na indústria de máquinas e equipamentos. Segundo o relatório, o setor manteve estabilidade em outubro, com um aumento marginal de 0,1% no número de pessoas ocupadas diretamente, totalizando 391 mil trabalhadores. Conforme o relatório, que pode ser verificado no link informado no início da matéria, ao longo do ano, foram criados pouco mais de 1.100 postos de trabalho. A publicação afirma que em comparação com setembro de 2022, que registrou um recorde no número de pessoas empregadas no setor, houve uma redução de quase 8 mil trabalhadores.